31 de maio de 2017

OLEIROS, PROENÇA-A-NOVA E SERTÃ
Baja TT Pinhal chega nos dias 16 e 17 de junho

Baja Tt Pinhal 02A Escuderia Castelo Branco organiza, dias 16 e 17 de junho, a Baja TT Pinhal, que é a terceira prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno AFN, para os automóveis, e quinta na competição maior de motos, quads e SSV. As localidades de Oleiros, Proença-a-Nova e Sertã voltam a ser os três eixos da prova que reúne os principais pilotos da modalidade.
A Baja TT do Pinhal apresenta várias novidades, sendo que a prova que pontua para as principais competições sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) começa em Proença-a-Nova.
Durante dois dias os participantes cumprirão 346,89 quilómetros de percurso cronometrado para os automóveis e 337,99 quilómetros para as motos, quads e SSVs.
O prólogo, com 9,57 quilómetros, realiza-se junto ao Aeródromo das Moitas e será disputado por duas vezes pelos carros, enquanto as motos, quads e SSvs o fazem por uma única vez, embora tenham ainda pela frente um setor seletivo de 30 quilómetros.
Oleiros também recebe a partida de dois setores seletivos desta prova da Escuderia Castelo Branco, tratando-se do  segundo setor seletivo das motos e do primeiro setor seletivo dos automóveis.
A vila da Sertã mantém-se como centro nevrálgico da Baja TT do Pinhal. É no centro da localidade que estão localizados o Parque Fechado e o Parque de Assistência. Nota também para o facto de todos os setores seletivos terminarem muito perto da Sertã. Uma das características incontornáveis desta prova é a tecnicidade das pistas, pois realiza-se no coração da região do Pinhal Interior. Mas a organização preocupou-se em tornar o percurso mais variado e os concorrentes vão encontrar muita diversidade de pistas. Durante os dois dias de competição, vão passar por estradões rápidos e por zonas mais técnicas e lentas.
O presidente da Câmara da Sertã, José Farinha Nunes, referiu que este tipo de iniciativas desportivas promove o território da Zona do Pinhal, “sendo um investimento com retorno, ao mesmo tempo que proporciona momentos de adrenalina e espetáculo para o público”. De acordo com o autarca, dada a experiência da entidade organizadora, “é esperado um evento que irá correr da melhor forma e será um sucesso garantido”.
O presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, realçou o mérito em “agregar três municípios para oferecer uma prova de desporto motorizado” e com ela dar visibilidade ao território. Reforçou a ideia do investimento e sublinhou o momento oportuno da realização desta prova, numa altura em que “o País está dentro do radar turístico”.
Já o vereador da Câmara de Oleiros, Paulo Urbano, referiu que a Baja TT do Pinhal tem todas as condições para se tornar imagem de marca do todo-o-terreno, uma vez que “é uma prova de qualidade reconhecida e bastante reputada, que tem aliciado equipas e pilotos a participar.” Referiu tratar-se de uma atividade motora e potenciadora do desenvolvimento da região, “que estimulará de forma incondicional o tecido socioeconómico da região que tão bem sabe receber.”





31/05/2017
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video