Projeto piloto assinala Dia Internacional das Florestas
O Centro de Interpretação Ambiental (CIA) de Castelo Branco, a Câmara e a Junta de Freguesia de Castelo Branco e o Parque Natural do Tejo Internacional, assinalaram, na passada quarta-feira, dia 21 de março, o Dia Internacional das Florestas, com um projeto piloto.
O projeto intitulado Conta Comigo decorreu em três momentos, envolvendo crianças do 3º ano da Escola Afonso de Paiva e do Colégio João de Deus, que entregaram às entidades convidadas a participar, uma árvore e um arbusto, que plantaram numa vaso.
A 5 de junho, Dia da Floresta, as crianças voltarão a essas entidades, para monitorizar as duas plantas, “ver se cresceram e se estão verdinhas” e depois a 23 de novembro, Dia da Floresta Autóctone, regressam para fazer a plantação definitiva das duas espécies, de preferência num espaço da instituição que acolheu as plantas.
Paula Teixeira responsável do CIA afirmou na ocasião que o objetivo é envolver não só a “comunidade escolar, como sempre tem sido feito, mas também outras instituições do Concelho, que vão ficar responsáveis por tratar das plantas, até à uma plantação definitiva”
Acrescentou que “o que pretendemos é que as crianças, no final, não olhem a árvore como uma árvore apenas, mas que saibam um pouco mais dela.
No final, o objetivo é fazer uma mostra com os dados recolhidos ao longo do processo, uma vez que “queremos que estes jovens estudem estas matérias, mas também fiquem mais sensibilizados para as questões ambientais”.
Este ano participam 10 instituições, como a Guarda Nacional Republicana (GNR), Polícia de Segurança Pública (PSP), Hospital Amato Lusitano (HAL), Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Associação de Apoio à Criança, entre outras.
DDCB