PATRIMÓNIO E TURISMO
Colégio de S. Fiel (Re)Vive com programa governamental
A Câmara de Castelo Branco promoveu, na passada quinta-feira, 26 de abril, uma sessão de apresentação do programa Revive - Colégio de S. Fiel.
Numa tentativa de atrair investidores para a Região, a iniciativa contou com a presença de Ana Godinho, secretária de Estado do Turismo, que considerou o programa Revive, lançado em 2016, pelos ministérios das Finanças, Cultura e Economia, “muito desafiante” e ainda é mais num edifício, como o Colégio de S. Fiel que sofreu um incêndio.
“Mas, este facto não nos deixou baixar os braços e não desistimos. Demorou mais algum tempo, mas cá estamos com o concurso lançado e à espera de investidores”, realçou.
Segundo a secretária de Estado, o programa Revive, pretende, acima de tudo, voltar a dar vida a património “que é de todos e que se encontra fechado, e não podia ser utilizado por ninguém”.
Ana Godinho destacou o simbolismo do edifício de S. Fiel, antigo colégio jesuíta, que formou “pessoas tão ilustres da sociedade portuguesa como Egas Moniz”.
Apesar dos números do turismo em Portugal, “serem muito bons” Ana Godinho diz que “há ainda muito a fazer” e, por isso, foi criada pela primeira vez uma equipa especializada para promoção do turismo do Interior.
“Esta equipa trabalha só o Interior, na perspetiva de perceber o que é que a Região precisa, temos aqui (no interior) um produto diferente e temos que por isso trabalhar de forma diferente”, afirmou a governante.
O presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, apresentou a estratégia da autarquia para o setor do turismo, adiantando que nos próximos quatro anos será feito mais um “forte investimento” no setor, sobretudo ao nível da promoção do Concelho.
Recordou um conjunto de infraestruturas e de investimentos feitos no Concelho ao longo dos últimos anos e explicou que no futuro a estratégia passa por trabalhar em três áreas distintas: o turismo natureza, o turismo de experimentação e o cultural.
Ao investidor que vier a apostar no Colégio de S. Fiel, o autarca deixou a garantia de que vai integrar uma estratégia de promoção e investimento no setor e que terá sempre o apoio da autarquia; “pode ter a certeza que não vai apostar às cegas!” afirmou o autarca.
Diário Digital Castelo Branco