16 de maio de 2018

CERTAME É ALVO DE PROFUNDA REMODELAÇÃO
Sabores de Perdição fica mais apetitoso

O Sabores de Perdição está de regresso ao centro cívico de Castelo Branco para uma nova edição, entre 25 e 27 de maio. O certame este ano, no entanto, é alvo de uma profunda remodelação, sob o chapéu Castelo Branco – Natureza, Sabor e Cultura, no âmbito da estratégia definida pela Câmara de Castelo Branco para as feiras de todo o Concelho.
O presidente da Câmara, Luís Correia, na apresentação dos Sabores de Perdição, falou em “ajustes muito fortes”, referindo-se “à ligação deste certame a todas as feiras das freguesias”.
Mas alterações não ficam por aqui, pois também são notórias ao nível da implementação das estruturas do certame. Assim, como adiantou Luís Correia, “o espaço para os produtos endógenos fica instalado no parque de estacionamento localizado no centro da cidade e nas vias circundantes”, pelo que não será erguida a habitual tenda no Campo da Pátria.
Além disso o artesanato ficará instalado na Alameda da Liberdade, daí que até à realização do certame estas vias sejam fechadas ao trânsito automóvel.
Outra alteração respeita à localização do palco que receberá os espetáculos musicais, pois ficará instalado quase em frente ao Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB), com a finalidade dos concertos “poderem ser acompanhados por quem está no certame, na zona de restaurantes, ou mesmo nas esplanadas do centro cívico”.
E em relação aos restaurantes, Luís Correia adiantou que durante os três dias serão 10, que ficam instalados na descida que parte do cruzamento da Rua da Senhora da Piedade para o CCCCB. A gastronomia, de resto, é uma das apostas fortes desta edição, uma vez que além da área de restauração, no espaço principal do certame haverá uma área ligada ao showcooking, no qual estará um chef e serão apresentados os sabores ligados às freguesias do Concelho.
Entre outras novidades, Luís Correia adiantou também que em termos de horário o Sabores de Perdição “está fechado de manhã, porque nesse período há poucos visitantes, mas abre mais tarde e fecha mais tarde”.
Na apresentação, o autarca referiu igualmente que no respeitante à cultura “há um programa muito forte”, adiantando que “haverá um envolvimento do Conservatório Regional de Castelo Branco em workshops” e em termos musicais não deixou de fazer referência ao cartaz de espetáculos, com os concertos de Luís Represas, Digo Piçarra e Pedro Abrunhosa & Comité Caviar.
Perante este programa, Luís Correia afirmou que “temos a expectativa de receber muitos visitantes” e sublinhou que com o Sabores de Perdição “promovemos a economia, mas também promovemos a nossa aposta em termos de turismo, na natureza na cultura e na gastronomia”.

O programado certame
O Sabores de Perdição começa dia 25 de maio, às 10h30, com o workshop Be-Dom e a música chega às 16 horas, com o Da Cruz One Band Band. O certame é inaugurado às 17 horas e às 19 horas realiza-se o showcooking Os Sabores das Freguesias: Queijo. Os Be-Dom atuam às 19h30 e às 20 horas é a vez do DJ Nuno Ribeiro. Às 20h30n realiza-se o workshop Adega 23 – Vinho e às 21 horas é a vez do showcooking Os Sabores das freguesias: Azeite e Azeitona. O concerto com Luís Represas começa às 22 horas e a festa continua pela noite dentro, a partir das 23h30, com o DJ Nuno Ribeiro.
Dia 26 de maio o certame abre às 15 horas e às 15h30 realiza-se o showcooking Sabores das freguesias: Porco e Enchidos, seguido do showcooking Os Sabores das Freguesias: Bica. Às 17 horas chega a dança com os Momentum Crew e a música às 18 horas, com Chiclateira. A partir das 18h30 realiza-se o showcooking Os Sabores das Freguesias: Uva. A música está de regresso às 19 horas, com Mimo’s Dixie Band e às 19h30 realiza-se o workshop Fio da Beira, Azeite. O primeiro concerto da noite, com Diogo Piçarra, começa às 21 horas, e às 22h45 é a vez de Pedro Abrunhosa & Comité Caviar. A movida continua pela noite dentro, a partir das 00h15, com o DJ Nuno Ribeiro.
Dia 27 de maio, as portas do certame voltam a abrir às 15 horas e às 15h30 realiza-se o showcooking Os Sabores das Freguesias: Sarrabulho. Às 16 horas há teatro com o Tramédia e às 17 horas dança, com Silvina Candeias com sevilhanas. Às 17h30 tem lugar o showcooking Os Sabores das Freguesias: Feijão Frade, seguindo-se a música, com a Banda às Riscas. Às 18h30 é a vez do showcooking Sabores das Freguesias: Borrego e às 19h30 realiza-se o workshop tapada das Sortes, Queijo. A Estudantina Académica de Castelo Branco atua às 20 horas e a partir das 21 horas sobe ao palco o DJ Nuno Ribeiro.

António Tavares

16/05/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video