27 de junho de 2018

NA ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO
Tradições Populares ganham nova vida

A equipa do projeto Afirma-te realizou, dia 6 de junho, na Escola Básica do 1º Ciclo (EB1) de Idanha-a-Nova, um conjunto de atividades alusivas ao tema Tradições Populares.
Afirma-te é um projeto desenvolvido por uma equipa de profissionais do Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova que tem com o objetivo a prevenção dos comportamentos aditivos e dependências em ambiente escolar e que está a ser implementado no Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, na Escola Profissional da Raia e na Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN), abrangendo também os ATL desenvolvidos nos períodos não letivos.
Baseando-se no tema escolhido pelos professores desta escola e com o intuito de aproximar os mais pequenos à cultura local, a equipa do Afirma-te foi até à EB1 de Idanha-a-Nova e junto dos alunos foram abordados cinco subtemas, com várias dinâmicas, para possibilitar a partilha de conhecimento e experiências.
Um destes subtemas foi o Casamento, que baseado no trabalho de recolha e recriação realizado por professores e alunos, nesta mesma escola, no ano letivo de 1989/1990, através de imagens e vídeos, permitiu aos participantes partilhar saberes e experiências e adquirir novos conhecimentos. Tudo isto só foi possível com a colaboração de duas filhas da terra, Conceição Silveira e Antónia Capelo.
A cargo da Filarmónica Ida-nhense ficou o Instrumentário Clássico e o Instrumentário Tradicional, numa abordagem que permitiu às crianças conhecer e ter contacto com instrumentos musicais que fazem parte das suas raízes culturais.
O Centro de Artes Tradicionais e Ofícios foi o responsável pelo Adufe e permitiu a todos os alunos do 1º Ciclo conhecer e ter contacto, não só com o adufe e a sua construção, mas também com objetos que fazem parte da cultura popular Idanhense.
Por fim abordou-se a Gastronomia, que ficou a cargo da ESGIN e que possibilitou às crianças experienciar a confeção de elementos da gastronomia Idanhense, orientados e acompanhados por dois chef e uma equipa de estudantes dos cursos de Gestão e Produção de Cozinha e de Gestão Hoteleira. A todas as crianças, inclusive as do Jardim de Infância, foram ainda oferecidas papas de carolo e miniaturas de bica de azeite e de borrachões.

27/06/2018
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video