18 de outubro de 2017

Ladoeiro dá a conhecer obra de Pedro Rego da Silva

O Movimento Monárquico de Castelo Branco, com o apoio da Junta de Freguesia do Ladoeiro, organizou, domingo, na junta local, uma palestra subordinada ao tema Obra Completa de Pedro Rego da Silva, que teve como orador Pedro Rego da Silva, que começou por falar na Revista Raia, que fundou com mais três pessoas do Concelho de Idanha-a-Nova, mais precisamente do Ladoeiro.
A revista foi fundada em 1997, aproveitando um programa referente a jovens da Europa e o objetivo da publicação era estabelecer um diálogo com a comunidade e estar em contacto com as suas raízes. Primeiro começaram com a recolha antiga de madeiros que eram transportados por carros de bois e chegaram a recriar o cenário. No início a Revista Raia colaborou na IV Feira Raiana e era uma revista onde estava presente a poesia popular, os cantares populares, a etnografia regional e a história regional. Tratava-se de uma revista sem fins lucrativos que teve o apoio da Câmara de Penamacor; do café Escondidinho, do Ladoeiro; da Espingardaria M. Silva e do hotel Idanha Caça.
Mais tarde, antes da Revista Raia deixar de ser publicada, em 2007, havia-se transformado numa empresa, do qual contratou administrativos e técnicos especializados.
Jardim do Paço foi o primeiro livro de Pedro Rego da Silva, sendo um trabalho científico no campo da história elaborado no ano de 2001.
Seguiram-se o segundo e terceiro livros, As Memórias Paroquiais do Concelho de Idanha-a-Nova (2003) e As Memórias Paroquiais do Concelho de Castelo Branco (2004), trabalho transcrito do qual nada havia publicado estes documentos do Século XVIII que se encontram no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Pedro Rego da Silva com a colaboração de vários jovens fez uma recolha etnográfica referente aos cantares do Concelho de Idanha-a-Nova na Quaresma, Semana Santa e Sábado de Aleluia (2005), editado em seis CD.
Outra atividade criada e organizada por Pedro Rego da Silva, foi o Rancho Folclórico de Ladoeiro, em 2012.
Outro livro escrito por Pedro Rego da Silva, também ligado à ciência história foi Subsídios para o Estudo da História da Melancia de LadoeiroI.
Pedro Rego da Silva criou, com apoio da Câmara de Idanha-a-Nova, o Festival do Borrrego, como forma de divulgar um produto importante do Concelho de Idanha-a-Nova.
Com apoio do Rancho Folclórico de Ladoeiro, pois havia angariado muito dinheiro com as suas atuações pelo País, Pedro Rego da Silva escreveu mais um trabalho científico intitulado Dom João de Mendóça – Coleção de Pintura - Bispo da Guarda - Século XVIII (2014).
Este ano Pedro Rego da Silva resolveu, mais uma vez, contribuir para a sua aldeia escrever a Monografia de Ladoeiro.

18/10/2017
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video