25 de julho de 2018

UNIÃO DAS FREGUESIAS DE CEBOLAIS DE CIMA E RETAXO
Festêxtil dá a conhecer património local

A União das Freguesias de Cebolais de Cima e Retaxo recebe, no próximo fim de semana, 28 e 29 de julho, a Festêxtil, que vem substituir o certame Maravilhas e Doçarias.
Na apresentação do Festêxtil, o vice presidente da Câmara de Castelo Branco, José Alves, recordou que na base deste certame está o facto de “Cebolais de Cima e Retaxo serem durante muitos anos, um importante pólo do têxtil”, relembrando, também, que na década de 70 do século passado, este foi um setor que nestas localidades do Concelho de Castelo Branco chegou “a empregar 1.100 pessoas”.
O certame decorre na avenida partilhada pelas duas localidades, tendo como ponto central o Museu dos Têxteis – Mutex, que precisamente no próximo fim de semana cumpre o primeiro aniversário.
José Alves acrescentou ainda que “é importante conhecer a história, mas também saber o que podemos fazer com ela e potenciá-la”.
Já o presidente da União das Freguesias, Miguel Vaz, não esconde que acabar com a Maravilhas e Doçarias criando a Festêxtil “é uma mudança arrojada, mas pensada”.
Miguel Vaz revela que o certame conta com 40 stands, cinco tasquinhas e um restaurante, apresentando um programa vasto, com o qual se pretende “promover a identidade de Cebolais de Cima e do Retaxo”, assim como que muitas pessoas “aproveitem para visitar o Mutex”.
O programa começa no próximo sábado, 28 de julho, com a abertura do Museu, com um exposição de motos antigas. À mesma hora e no mesmo local tem início um workshop de tecelagem direcionado paras as crianças, enquanto às 16 horas é inaugurada uma exposição do pintor Rico Sequeira. A feira abre às 17 horas, com a atuação do grupo Hora da Pinga e a inauguração oficial está marcada para as 18h30, com a Banda Filarmónica Retaxense. A partir das 19h30 realiza-se uma demonstração de judo e às 21h30 realiza-se o desfile KAKAU. A animação musical chega às 22h30, com a atuação de Perfume, e a partir das meia noite é a vez de Bandit Casino.
Domingo, 29 de julho, o programa começa às oito horas, com um moto paper e a feira abre às 13 horas. A partir das 15 horas, no Museu, acolhe um workshop de tecelagem para crianças. A partir das 15h30 há animação de rua, com o grupo Trotto Salttarello. Às 16 horas começa um workshop sobre preparação de matéria-prima e às 17 horas realiza-se a exposição de entrega de prémios do Concurso de Bonecas de Trapo e Rodilhas. A Estudantina Académica de castelo Branco atua a partir das 17 hora e às 18 horas é celebrado o primeiro aniversário do Mutex, com a atuação da fadista Flávia Pereira. Às 19 horas realiza-se uma aula de zumba. À noite, a partir das 21 horas, ouvem-se os Sons de Beiroa e a Festêxtil termina às 22h30.
António Tavares

25/07/2018
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
02/05
Obrigado senhor ZéTeatro Estúdio São Veiga, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
03/05
Canta LiberdadeCasa da Cultura da Sertã

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video