TURISMO DE NATUREZA
Aves querem trazer turistas ao Concelho
A Câmara de Castelo Branco apresentou o projeto Birdwatching Castelo Branco destinado à observação de aves no Concelho, no âmbito da estratégia que está a desenvolver para a promoção do turismo de natureza.
O presidente da Câmara, Luís Correia, explica que este programa é “mais uma aposta naquilo que é a nossa estratégia de promoção turística, neste caso direcionada para o turismo de natureza. Temos um concelho com uma elevada diversidade de aves, reflexo de uma grande variedade de habitats e paisagens. Mas também de um ambiente não poluído, que favorece a nidificação de aves, algumas delas raras em Portugal”.
Este projeto enquadra-se com o crescimento em Portugal do número de praticantes nacionais e de turistas estrangeiros que procuram o País para este tipo de turismo, como refere Luís Correia, “o nosso concelho, em especial, reúne condições ímpares para a prática desta atividade, tornando-nos num destino turístico de excelência para os amantes desta modalidade. A par de outras rotas turísticas que temos no Concelho, o turismo de natureza tem sido uma das nossas apostas, e por reconhecermos o potencial desta atividade como potenciador turístico, queremos criar as condições necessárias para a prática desta atividade”.
O autarca destaca como pontos de observação “a Barragem da Marateca, que é considerado um dos melhores locais para a observação de aves aquáticas da Beira Baixa, e a Serra da Gardunha, onde podem ser observadas algumas espécies com características excecionais”.
Para implementar o Birdwatching Castelo Branco serão criados dois grandes percursos rodoviários de observação de aves apoiados com sinalética apropriada, um pela zona Norte de Castelo Branco (Albufeira de Santa Águeda) e outro pela zona Sul (Tejo Internacional).
Cada percurso terá um road maps/road book associado a orientar o visitante e alertando para os pontos de maior importância ornitológica.
A criação de conteúdos e mapas para a aplicação a colocar na plataforma Castelo Branco 360, exposições de fotografia e promoção e divulgação em todas as plataformas de informação, serão outros dos novos materiais de apoio.
Além disso, foi criado um logótipo no qual a imagem gráfica representa a atividade, remetendo ainda para a identidade do Concelho.
Luís Correia sublinha ainda que “este é mais um passo dado naquilo que é a estratégia turística para a região. Trabalhamos de forma articulada e consciente no sentido de atrairmos cada vez mais turismo para o Concelho de Castelo Branco”.
O projeto é cofinanciado pelo CENTRO 2020 no âmbito do PROVERE e iNATURE