NO MOMENTO EM QUE SÃO ASSINALADOS 37 ANOS DA SUA ORDENAÇÃO
D. Armando Esteves Domingues celebra missa em Oleiros
D. Armando Esteves Domingues, que foi ordenado Bispo Auxiliar do Porto no passado dia 16 de dezembro, deslocou-se à sua terra Natal, Oleiros, dia 6 de janeiro, para celebrar uma missa em ação de graças e uma bênção episcopal.
Em Dia de Reis, coincidindo com os 37 anos da sua ordenação sacerdotal, a Igreja Matriz de Oleiros encheu para saudar o novo bispo, numa celebração carregada de simbolismo.
No final da Eucaristia realizou-se um momento musical de reflexão, num ensemble orquestral que encerrou a iniciativa municipal Sons de Natal, que desde o dia 15 de dezembro percorreu as freguesias do Concelho.
No final todos puderam cumprimentar D. Armando Esteves Domingues, seguindo-se um jantar de convívio, onde não faltou a atuação do Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros.
Na ocasião foram proferidas algumas palavras por parte das entidades presentes e foram entregues várias lembranças. Da parte da Câmara, em nome de todos os Oleirenses, foi oferecida uma Custódia da autoria de um artesão radicado no Concelho, Jorge Marquez, a qual foi muito apreciada pelo enorme valor artístico que encerra. E porque este objeto simboliza o ato de guardar algo precioso, o presidente da Câmara, Fernando Jorge, lembrou a enorme honra e orgulho que foi para toda a comunidade tão distinta nomeação, aproveitando para apelar que intercedesse por todos e que guardasse este povo no seu coração.
O bispo Oleirense respondeu que era aqui que guardava as memórias e vivências dos anos essenciais para a sua formação, onde ficava a casa de família e as suas raízes e que podiam contar com ele para ajudar a dignificar o concelho e a região.
Recorde-se que D. Armando Esteves Domingues figurará para sempre na galeria dos ilustres de Oleiros, juntando-se agora a D. Jorge Themudo, Bispo de Cochim e Goa, e a D. João Maria Pereira d´Amaral e Pimentel, Bispo de Angra do Heroísmo e autor da monografia Memórias da Villa de Oleiros e do seu Concelho.