9 de janeiro de 2019

EM ANO REPLETO DE EVENTOS
Câmara põe tigelada em destaque na programação de eventos para 2019

A Câmara de Proença-a-Nova avança que “o ano de 2019 será marcado pela aposta na promoção da tigelada, destacando este doce identificativo da cultura gastronómica do Concelho de Proença-a-Nova na Festa do Município, juntando dois dos principais eventos do calendário anual”.
A autarquia realça que “mais do que as atrações turísticas que incluem as praias fluviais, os desportos de natureza, o património cultural e histórico, a gastrono-mia, o objetivo do Município é, através da tigelada, potenciar outras atividades agroeconó-micas como a caprinocultura e a apicultura. Em cima da mesa está também o projeto da fábrica da tigelada, que irá nascer na antiga escola primária do Per-gulho durante o próximo ano, e que irá permitir a produção em massa deste doce tradicional”.
A começar este ano, Proença-a-Nova recebe dois eventos de relevo internacional, que são um Congresso sobre História da Medicina e Ervas Aromáticas e Medicinais e as Jornadas Técnicas inseridas no projeto Interreg Suduoe Forest Território Resineiros, este último com o objetivo de manter a extração da resina como aproveitamento florestal rentável que contribua para o emprego rural e a conservação do território.
É também destacado que “o tecido empresarial do Concelho tem sido resiliente face aos desafios colocados pelo contexto económico, mas também pelo facto de trabalhar num Interior ainda estigmatizado. Fortalecendo as pontes existentes entre o setor público e o privado, no próximo ano será organizado o II Fórum Empresarial”.
Por outro lado “o património material e imaterial continuará a ser valorizado na continuidade do projeto Beira Baixa Cultural, cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia, em iniciativas como a recriação histórica do Santo Lenho e das Guerras Peninsulares, a viagem ao tempo dos romanos, os astros na pré-história, as lendas, tradições e a etnografia das gentes do Concelho materializado na recriação da lenda de São Pedro Cadeira, na viagem dos ratinhos a caminho do Alentejo, nas histórias fantásticas ou na apanha da azeitona. Neste projeto de âmbito regional estão também inseridas as oficinas de cultura e gastronomia dedicadas à tigelada, ao peixe do rio e ao azeite, promovendo ao mesmo tempo a região e os nossos produtos endógenos”.
Ainda na vertente do património cultural será lançado o livro da segunda edição do Prémio Literário Pedro da Fonseca, dedicado a duas tradições que ainda se mantêm vivas no Concelho: as Janeiras e a Encomendação das Almas.
Os produtos da terra estarão também em destaque no Festival da Cereja e do Limão, no Festival das Sopas e dos Condutos, no Festival do Plangaio e do Maranho e no Mercado dos Sabores de Natal que, além da doçaria, divulga também o artesanato e os pequenos produtores e que em 2019 terá um formato diferente dos anos anteriores.
A Câmara realça ainda que “além da cultura e da gastro-nomia, Proença-a-Nova é também um destino de natureza e dos seus desportos associados, com propostas o ano inteiro, com destaque para os passeios pedestres mensais por todo o Concelho em colaboração com as associações locais, as atividades do Proença anima o teu verão, nomeadamente com a Tarde Aventura e a Descida do Rio Ocreza, que ano após ano atraem cada vez mais turistas, ou o Encontro de Escalada, potenciando o desporto, mas além disso a paisagem das Portas do Almourão”.

09/01/2019
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video