Edição nº 1626 - 19 de fevereiro de 2020

NO DIA DE SÃO VALENTIM
Amato Lusitano alerta para o drama da violência no namoro

A Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, através da Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica, para assinalar o Dia dos Namorados, 14 de fevereiro, realizou uma campanha de sensibilização de combate à violência no namoro denominada Mereces Melhor!. A campanha teve como objetivo promover o reconhecimento de situações e comportamentos de violência no namoro, quer seja ela psicológica, física, social ou sexual.
A campanha promovida on-line e junto dos alunos do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e dos agrupamentos de escolas de Castelo Branco, procurou evidenciar imagens e frases representativas de comportamentos e tipos de violência no namoro, sensibilizando a comunidade para a importância da denúncia.
Refira-se que segundo o Estudo Nacional sobre a Violência no Namoro – 2019 realizado pela UMAR, de um total de 4.938 jovens com idades entre os 11 e os 20 anos, 34 por cento reporta ter vivenciado situações de violência psicológica, 31 por cento reporta ter vivenciado perseguições, 21 por cento violência através das redes sociais, 19 por cento situações de controlo, 13 por cento violência sexual e 11 por cento reporta ter vivenciado violência física por parte de um/a companheiro/a. Neste estudo, alguns dos comportamentos mais legitimados pelos/as jovens são o acesso a redes sociais sem autorização, comportamentos de violência psicológica, a proibição de vestir uma determinada peça de roupa, e obrigar o/a companheiro/a fazer algo que não quer.
Quanto a estudantes universitários, a Associação Plano i promoveu o Estudo Nacional sobre a Violência no Namoro em Contexto Universitário: Crenças e Práticas – 2017/2019. Neste estudo verificou-se que, de um total de 2.683 estudantes universitários, 54,7 por cento reportaram já ter sofrido pelo menos um ato de violência no namoro e 34,3 por cento dos/as participantes já praticaram pelo menos um ato de violência no namoro. Nesse estudo pôde verificar-se que a violência psicológica era o tipo de violência mais comum nas relações de namoro, seguida da violência social, da violência física e, por fim, da violência sexual.

19/02/2020
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video