A REALIZAR DE 25 E 26 DE MAIO
Parlamento dos Jovens elege deputados para a Sessão Nacional
O auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) - Serviços de Castelo Branco recebeu, dia 10 de março, a Sessão Distrital do Ensino Secundário do Programa Parlamento dos Jovens, onde se tomaram as deliberações ao nível do círculo eleitoral e se elegeram os deputados à Sessão Nacional, que se realiza na Assembleia da República, nos dias 25 e 26 de maio.
Na mesa da sessão de abertura estiveram presentes, a deputada da Assembleia da República, Joana Bento; o vice-presidente da Câmara de Castelo Branco, José Augusto Alves; a diretora regional do Centro do IPDJ, Catarina Durão; e a jovem presidente da Sessão Distrital, Inês Freire, da Escola Secundária Campos de Melo, da Covilhã.
Na sessão estiveram presentes 43 deputados de 10 escolas, e foram eleitos os deputados João Nogueira e José Pereira, da Escola Secundária do Fundão; David Sequeira e Miguel Domingos, da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, de Proença-a-Nova; e Rita Lucas e Vasco Marrocano, da Escola Secundária Campos Melo, da Covilhã.
Os suplentes são Ivo Alves e Andreia Abreu, da Escola Profissional Quinta da Lageosa, da Aldeia do Souto, Covilhã, e Rodrigo Miranda e João Joia, da Escola Básica e Secundária José Silvestre Ribeiro, de Idanha-a-Nova.
O tema proposto em nome do Círculo de Castelo Branco à Comissão Parlamentar de Educação e Ciência para debate no próximo ano letivo foi A Reforma do Sistema de Ensino.
A mesa que conduziu a Sessão Distrital foi constituída pelo presidente, Inês Freire, da Escola Secundária Campos de Melo, da Covilhã, e pelo vice-presidente, Afonso Castilho, do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, de Castelo Branco.
Refira-se que no Distrito de Castelo Branco o Programa Parlamento dos Jovens envolveu na primeira fase 17 escolas, 272 alunos, 3.573 eleitores inscritos, 2.147 votantes, 26 listas e 64 turmas.
De recordar também, que o programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.
A Assembleia da República, através da Equipa Parlamento dos Jovens, assegura a coordenação geral da execução do programa, em parceria com outras entidades, entre as quais o IPDJ.
O Parlamento do Jovens tem como objetivo promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas de atualidade.