Edição nº 1635 - 22 de abril de 2020

CASTELO BRANCO
Junta cria concursos para combater isolamento provocado pelo COVID-19

A Junta de Freguesia de Castelo Branco está a dinamizar a iniciativa Dar sentido ao tempo – A Freguesia de Castelo Branco em tempo de COVID, que consiste na realização de quatro concursos. Assim, está aberta a participação para um concurso com vista à criação de um jogo de tabuleiro, assim como para o concurso de fotografia Histórias sem palavras, o concurso Curtas COVID-19 e o concurso de escrita criativa Histórias com palavras e imagens.
A autarquia Albicastrense, adianta que “atenta à situação de confinamento social vivida em Portugal e ciente dos constrangimentos vários daí resultantes, nomeadamente no que à franja mais jovem da população escolar diz respeito, decidiu dar um pequeno contributo no sentido de minimizar os efeitos que as rotinas assim geradas podem provocar, quer nos jovens estudantes que, inesperadamente, se viram arredados da escola, dos amigos, da sala de aula, dos professores, dos intervalos, do desporto, dos afetos, enfim, de tudo o que constituía a azáfama de dias plenos de atividade, sustentados por horários exigentes mas, simultaneamente, compensadores, quer na população em geral que se vê confrontada com um quotidiano que se estranha e impacienta, angustia, oprime e eleva de forma difícil de controlar níveis de ansiedade”.
Acrescenta que “vivemos hoje uma realidade inesperada e ameaçadora onde, desde a aldeia mais remota às grandes metrópoles, o vazio impressiona pelo silêncio e pela ausência; imagens dramáticas de vida, de morte e de afetos recalcados remetem-nos para estados de dor e tristeza; a frieza e a impessoalidade dos números lançam-nos em reflexões angustiantes, senão mesmo macabras. É este o estado atual do mundo onde o confinamento e estados de emergência impostos, ainda que indispensáveis, trouxeram consigo horas e dias imensos, semanas e meses intermináveis. É na adversidade deste contexto que somos chamados a sobreviver, a ser fortes, resilientes, a ser vencedores”.
Foi perante tudo isto que a Junta decidiu avançar com a iniciativa que “se concretiza através da proposta de quatro concursos, o primeiro destinado aos mais jovens e os outros aos jovens e aos menos jovens”, sublinhando que “a simplicidade das nossas propostas de ação pretende tão só amenizar, de alguma maneira, o cinzento de dias e dias sem fim e agilizar um pouco a marcha irritantemente lenta dos ponteiros do relógio”.
No que respeita ao concurso Vamos construir um jogo de tabuleiro, como o próprio nome indica consiste em criar um jogo de tabuleiro, com a temática Coronavírus/COVID-19, que tem como público-alvo os alunos do 3º ao 6º anos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.
A finalidade do jogo é sensibilizar os jovens e crianças para os procedimentos seguros a adotar no combate ao COVID-19; interiorizar conceitos como pandemia, confinamento, ameaça, solidariedade, afetividade, solidão, angústia, ausência, coragem, esperança, bem, mal, recompensa liberdade, castigo, felicidade, tristeza, dever, comunidade, entre outros; valorizar o trabalho como vertente essencial no bem-estar pessoal e coletivo e contribuir para a amenização da vida em confinamento.
Para mais informações os interessados devem contactar a Junta de Freguesia sendo que os trabalhos devem ser enviados para o endereço eletrónico [email protected], até ao dia 24 de maio de 2020, com o assunto concurso jogo de tabuleiro, com a identificação e contacto do concorrente.
O trabalho vencedor será editado pela Junta e distribuída gratuitamente a todos os concorrentes.
Por seu lado o concurso de fotografia Histórias sem palavras, pretende dar sentido ao tempo e construir um arquivo fotográfico sobre a realidade COVID-19 em Castelo Branco.
A finalidade é registar em fotografia A Freguesia de Castelo Branco em tempos de pandemia, em formato digital, JPG ou JPEG. Podem concorrer todos os residentes na Freguesia maiores de 12 anos, com um máximo de seis fotografias por participante.
As fotografias, a cores ou a preto e branco, identificadas com título e nome do autor, devem ser enviadas para o endereço eletrónico [email protected], até dia 24 de maio, com o assunto Concurso Histórias sem legendas.
Os trabalhos selecionados serão apresentados ao público numa exposição a realizar no final da pandemia.
Já o concurso Curtas COVID-19 tem como objetivos dar sentido ao tempo, traçar um quadro que retrate a realidade Albicastrense em tempo de pandemia e construir um arquivo vídeo sobre a realidade COVID-19 em Castelo Branco.
A proposta passa por registar em vídeo o quotidiano da Freguesia de Castelo Branco sob o tema Pandemia/COVID-19, sendo que cada concorrente só pode apresentar um trabalho com a duração máxima de três minutos. O concurso destina-se a residente na Freguesia maiores de 16 anos e os trabalhos devem se enviados para o endereço eletrónico [email protected], até dia 24 de maio, com o assunto Concurso Curtas COVID-19, com identificação e contacto do autor.
O concurso de escrita criativa Histórias com palavras e imagens tem como objetivo dar sentido ao tempo e estimular o gosto pela escrita, destinando-se a Albicastrenses maiores de 12 anos. Os trabalhos, em prosa, verso ou banda desenhada, limitam-se a um por concorrente, devem ter como tema Castelo Branco – Vidas paradas. Os trabalhos devem ter o máximo de 10 páginas, em prosa e banda desenhada, ou 50 versos, em poesia, com o tipo de letra Verdana e com um espaçamento de 1,5.
Os trabalhos devem ser enviados para o endereço eletrónico [email protected], até dia 2 de maio, com o assunto Concurso Histórias com Palavras, com a identificação e contacto do autor.
Os trabalhos selecionados serão apresentados ao público numa exposição a realizar na Galeria Clemente Mouro, podendo, se a sua qualidade o justificar, ser editados em livro.

22/04/2020
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video