AEBB aposta no apoio às empresas durante a pandemia de COVID-19
A Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) recorda que devido à pandemia de COVID-19, “perante as circunstâncias, decidiu colocar os seus colaboradores em regime de teletrabalho, continuando a assegurar na sua quase totalidade os seus serviços de apoio ao tecido empresarial”, para avançar que “o período crítico que atravessamos e perante o fortíssimo impacto na actividade empresarial, a missão da AEBB no apoio aos seus associados tem sido intensa e permanente, procurando informar e esclarecer sobre dúvidas específicas, mantendo um diálogo constante com os empresários e assumindo o papel de interlocutor com as diversas entidades com poder de actuação no actual quadro de crise económica e social”.
A Associação realça que recorrendo às novas tecnologias lançou vários serviços e iniciativas de apoio, como, por exemplo, informação constante sobre medidas lançadas pelo governo para mitigar o impacto sobre as empresas e legislação especifica, enviada aos seus associados através de newsletters com uma periodicidade quase diária; informação útil nas mais variadas matérias sobretudo de índole económica e empresarial, actualizada diariamente através da rede social Facebook.
A isto acrescenta que através do site, ao qual se pode aceder digitando, www.aebb.pt, disponibiliza o acesso aos vários serviços, nomeadamente, assessoria técnica sobre medidas de apoio empresarial, facilitando comunicação e informação com as entidades competentes, nomeadamente Segurança Social, Autoridade Tributária, Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), e instituições financeiras e bancárias; apoio jurídico e técnico, prévio à tomada de decisões relacionadas com processos de acesso às medidas extraordinárias lançadas pelo Governo, nomeadamente situações de crise empresarial; serviços de apoio e aconselhamento em matéria de internacionalização; espaço/link específico, onde as empresas podem colocar questões, dúvidas e pedidos de informação.
Para além disso a AEBB também já realizou três inquéritos dirigidos ao tecido empresarial, com o objectivo de avaliar o impacto da pandemia COVID-19 na actividade das empresas da Região, realçando que “este contacto permanente tem permitido centralizar a informação sobre a real situação e numa conjugação de esforços com entidades competentes que regularmente nos tem solicitado actualização de informação, aferir soluções e identificar medidas que venham de encontro às necessidades prementes do tecido empresarial”.
A par destes novos serviços prestados, a AEBB mantém a sua actividade normal de apoio aos seus associados, desenvolvendo projectos co-financiados pelo PT2020, nos diversos domínios de intervenção. Assim, afirma a Associação, “perante as adversidades, o desenvolvimento das actividades tiveram que ser readaptadas e ajustadas de modo a manter a eficácia da intervenção. É o caso dos projectos de formação-acção (projecto MOVE) e de apoio ao empreendedorismo (projecto Get in Business), com a componente de consultoria e formação a ser ministrada à distância com sucesso, mantendo desta forma o apoio técnico e a capacitação das empresas envolvidas”.
Acrescenta que “também o impacto sentido pelas empresas com o COVID-19, levou a AEBB a reestruturar a sua intervenção, conjugando os domínios de actuação dos projectos com a necessidade de reajustes, introduzindo novas dinâmicas/estratégias que ajudem a ultrapassar este período de estagnação e de enorme preocupação para muitas empresas do sector do Turismo que participam no projecto Melhor Turismo 2020”.
A AEBB recorda ainda continuam abertas, em www.aebb.pt, no separador Projectos – A decorrer, as inscrições para o projecto Get in Business, que tem com objectivo incrementar o empreendedorismo de qualidade e potenciar oportunidades de negócio mais dinâmicas e inovadoras induzindo a geração de novas ideias e novas empresas; e para o projecto de formação-acção Melhor Turismo2020, que tem como finalidade promover a reorganização, a inovação e a mudança, bem como a qualificação dos recursos humanos em domínios relevantes, sendo que as empresas do sector do Turismo encontram nesta iniciativa a possibilidade de se qualificarem no domínio do Turismo Sustentável, através da obtenção da certificação BIOSPHERE, atribuído pela Biosphere Responsible Tourism.
Além de tudo isto, AEBB também está a preparar um plano de oferta formativa à distância, a desenvolver de forma autónoma ou em parceria, identificando novas abordagens que respondam às necessidades prementes dos empresários.