Edição nº 1647 - 15 de julho de 2020

PARQUE DO BARROCAL, CASTELO BRANCO
Fogo consome mato floresta e parte dos passadiços

O Parque do Barrocal, em Castelo Branco, foi palco de um incêndio ao início da tarde do passado sábado, 11 de julho.
O alerta foi dado às 15h23 e as chamas foram combatidas por sete corporações de bombeiros, com 18 viaturas e 62 bombeiros, apoiados por um helicóptero e dois aviões ligeiros, com 11 operacionais, sendo que no teatro de operações esteve também uma viatura do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), com três elementos.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) também esteve no terreno, cortando o trânsito na Rua Adelino Semedo Barata, entre as rotundas com a Quinta Dr. Beirão e a Carapalha.
O fogo, além de mato e floresta, nomeadamente uma mancha de carvalho das beiras (Quercus pyrenaica) também consumiu alguns dos passadiços do Parque do Barrocal que, recorde-se, ainda não abriu ao público.
O presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, adianta à Gazeta do Interior que o incêndio “consumiu mato e floresta, bem como 300 metros de passadiços”.
Luís Correia revela que esta semana “a Câmara vai reunir com os técnicos que dominam a situação e vamos decidir perante o contexto que está criado com este incêndio”, avançando, desde já, que o próximo passo será “reconstruir os passadiços e deixar regenerar o Parque”.
Recorde-se que a inauguração do Parque do Barrocal estava agendada para dia 25 deste mês, pelo que o autarca sublinha que o incêndio “veio atrasar a disponibilidade do projeto ficar ao serviço de todos nós, salientando, no entanto, que “só após a reunião é que decidimos se adiamos ou não a inauguração”.
António Tavares

15/07/2020
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video