CRIADO A 12 DE JULHO DE 2010
CATAA comemora 10 anos
O CATAA – Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar, que foi criado a 12 de julho de 2010 como parte integrante da estratégia da Câmara de Castelo Branco, está a comemorar o 10º aniversário.
Ao longo da última década o CATAA participou em 13 projetos já concluídos, estando atualmente envolvido em 13 projetos que promovem a qualificação e inovação das empresas, a investigação e sustentabilidade no setor agroalimentar e a promoção dos produtos endógenos da Região.
Destacam-se projetos recentes como o Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro, um projeto que tem como objetivo sustentar e potenciar a tendência crescente no mercado pela procura de produtos agroalimentares de qualidade diferenciada, dotando a fileira do queijo das competências e meios necessários ao aumento da produção certificada; o projeto Cultivar, que pretende caracterizar, conservar e valorizar os recursos genéticos endógenos regionais com o objetivo de contribuir para a dinamização e desenvolvimento territorial; o projeto 3iBioeconomia que tem por objetivo dinamizar uma rede de competências para a transferência de conhecimento e intensificação tecnológica em bioeconomia.
Em 10 anos de atividade, os 26 projetos em que CATAA foi parceiro ou em que assumiu o papel de líder envolveram um financiamento de quase quatro milhões de euros, “valor que terá contribuído e continuará a contribuir de forma relevante para o desenvolvimento de um setor agroalimentar mais forte e competitivo”.
É também realçado, em comunicado, que “o empenho e dedicação dos técnicos investigadores do CATAA permitiu que em 10 anos tenham sido autores e coautores de 53 artigos em revistas científicas internacionais, 15 artigos em revistas nacionais, 81 trabalhos apresentados em congressos internacionais e nacionais e seis livros e capítulos de livros”.
Por outro lado é destacado que “tendo em vista a melhoria contínua dos serviços do CATAA e, consequentemente, promo ver a satisfação dos seus clientes, anualmente é realizada a avaliação da sua satisfação através do envio de um inquérito aos clientes. Ao longo destes anos o índice de satisfação global tem variado entre 4,36 e 4,67, numa escala de um a cinco, demostrando a elevada competência e qualidade dos serviços que são prestados no CATAA. Desde 2016 que um dos laboratórios do CATAA é acreditado pelo IPAC (NP EN ISO/IEC 17025)”.