Campeã das provas combinadas
Foi com 13 anos que Inês Pires, através do Projecto “Mega” do Desporto Escolar, começou a praticar atletismo. Foi experimentando as várias disciplinas até que, há cerca de quatros anos, decidiu optar pelas provas combinadas. Inês Pires, que veste as cores do Grupo de Convívio e Amizade nas Donas, diz que “escolhi às provas combinadas uma vez que me defendia bem em quase todas as disciplinas”. E acrescenta “gosto muito de fazer provas combinadas, sendo as minhas preferidas o salto em altura e as barreiras. As que gosto menos são o lançamento do dardo e os 800 metros”. O professor Luís Rechena é, desde a primeira hora, o treinador de Inês Pires. O técnico diz que “a Inês é uma atleta dedicada, que trabalha muito e que gosta muito de estar na pista, o que, para uma atleta de provas combinadas, é uma característica muito importante.”
Com o tempo o fruto do trabalho começou a aparecer. Foi dois anos seguidos vice campeã nacional no tetratlo, ficou em terceiro lugar no Triatlo Técnico Nacional e na época 2018/2019 alcançou o terceiro lugar no nacional de provas combinadas em pista coberta e no Triatlo Técnico Nacional. O ano de 2019 começou da melhor maneira com a convocatória para representar Portugal no Torneio Ibérico de Juvenis de Provas Combinadas em Pista Coberta. Para Inês Pires esta chamada à selecção “foi uma sensação única, onde me senti muito orgulhosa de mim e nervosa ao mesmo tempo.” Uma queda na prova de barreiras fez com que a competição terminasse mais cedo para a atleta albicastrense mas não a fez baixar os braços. Continuou a trabalhar e na época 2019/2020, antes da chegada da pandemia, sagrou-se campeã nacional de provas combinadas em pista coberta sub 18, campeã nacional de provas combinadas em pista coberta sub 23, vice campeã nacional absoluta de provas combinadas em pista coberta e vice campeã nacional de salto em altura em pista coberta. A pandemia não a faz parar nem desmotivar e no passado mês de Agosto ganhou mais três títulos. Sagrou-se campeã nacional de provas combinadas sub 18 ao ar livre, campeã nacional de provas combinadas sub 23 ao ar livre e campeã nacional absolutas de provas combinadas ao ar livre.
Inês Pires, não esquece a importância do seu treinador nas suas conquistas. Afirma que “ o professor Luís Rechena tem muita importância para mim não só no atletismo como também na minha vida. Ele ajuda me em tudo o que necessito e principalmente acredita em mim. Todos os meus resultados também os devo a ele”.
Com a entrada, no passado fim-de-semana, no curso de Ciências Farmacêuticas da Universidade da Beira interior, Inês Pires vai dividir os seus treinos entre a Covilhã e Castelo Branco. E quanto ao futuro próximo, confessa que ”já recebi convites de outros clubes e penso em aceitar um”.
Manuel Geraldes