Edição nº 1662 - 28 de outubro de 2020

NO PRÓXIMO SÁBADO, 31 DE OUTUBRO
Idanha-a-Velha recebe Nas Terras do Rei Wamba… Há Sementes!

A Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha, no Concelho de Idanha-a-Nova, recebe, no próximo sábado, 31 de outubro, o evento Nas Terras do Rei Wamba… Há Sementes!, com atividades que serão transmitidas via streaming, sobre a história, a cultura e a gastronomia regional.
O evento insere-se no Ciclo 12 em Rede | Aldeias em Festa e é organizado pela Câmara de Idanha-a-Nova em parceria com associação Aldeias Históricas de Portugal, sendo inspirado nas lendas e histórias de Idanha-a-Velha.
Devido à pandemia, a participação será limitada e sujeita a inscrição prévia, mas as atividades e o imaginário que estas evocam poderão ser sentidos e vividos em todo o Mundo, através de live streaming.
Assim, no próximo sábado, 31 de outubro, Idanha-a-Velha recorda Wamba, lavrador de condição que um milagre tornou rei dos Visigodos, com a organização a salientar que “hoje, como nesses tempos, as sementes são vitais. Discretas, quase anónimas, muitas delas atravessaram os séculos até à atualidade, guardando a chave da nossa sobrevivência”.
Acrescenta que “esta será uma oportunidade para (re)descobrir os saberes e sabores regionais e para desvendar os vestígios que evidenciam a permanência de várias civilizações em Idanha-a-Velha. Da romana Civitas Igaeditanorum (Século I a.C.) aos derradeiros reflexos de grandeza do Manuelino, sob a Ordem de Cristo, há um longo percurso que passa pela sede episcopal florescente sob suevos e visigodos, pela continuidade simbólica reconhecida por Muçulmanos e, posteriormente, pelos Cristãos, integrando a aventura da Ordem do Templo entre os séculos XIII e XIV. Ancorada numa paisagem de montado e olival, Idanha-a-Velha revive hoje vidas passadas, feitas de lendas e de histórias onde o sustento dos homens andou sempre de mão dada com a terra”.
Recorde-se que o Ciclo 12 em Rede – Aldeias em Festa 2020 é financiado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

28/10/2020
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video