NA SIC
Documentário dá a conhecer a Serra da Malcata
A Câmara de Penamacor apresentou, dia 24 de janeiro, na SIC, o documentário de natureza Malcata - Conto de uma Serra Solitária, da autoria de Miguel Cortes Costa e Ricardo Guerreiro.
Malcata - Conto de Uma Serra Solitária, segundo é adiantado, “é um documentário sobre uma das zonas mais esquecidas de Portugal. A Serra da Malcata, localizada entre Portugal e Espanha, é uma terra de transição, um espaço de encontros e influências mas sempre dominada pela imponência do vazio. Desde tempos anteriores à Roma Antiga, os habitantes abriram estas terras na procura de minerais e manipularam os cursos de água, repeliram invasões e aproveitaram a fronteira para passar bens e homens. Uma viagem que procura desvendar a história da região desde os últimos 600 milhões de anos até aos dias de hoje. Fazem parte deste relato o regresso do abutre-negro; moinhos que desenvolveram comunidades rurais; evidência de animais pré-históricos; a luta diária contra a falta de recursos; e o passado do lince-ibérico, o felino mais ameaçado do Mundo, que ainda vive na memória dos habitantes”.
O documentário pode ser visualizado on-line através da subscrição gratuita na plataforma de streaming da SIC, em www.opto.sic.pt.
O projeto do documentário foi coordenado pela Câmara de Penamacor, enquadrado na Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE iNature – Turismo Sustentável em Áreas Classificadas e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia.
Malcata - Conto de uma Serra Solitária integrou a seleção oficial do CineEco 2020, no qual conquistou o Prémio da Juventude Série e Reportagem Televisiva. Recorde-se que o CineEco é um festival internacional de cinema ambiental, sendo o único festival de cinema em Portugal dedicado à temática do ambiente.
Com a apresentação deste documentário, a Câmara de Penamacor afirma que “demonstra a sua intenção em promover e valorizar o seu reconhecido património natural. Recorde-se que o território de Penamacor é reconhecido pela Carta Europeia Turismo Sustentável (CETS) atribuída pela Federação EUROPARC, também conhecida como a Federação da Natureza e Parques Nacionais da Europa”. Adianta ainda que “a CETS denominada Gata-Malcata Terras do Lince, que envolve uma vasta parceria, tem como objetivo promover a região abrangida ao nível do turismo sustentável em áreas protegidas”, bem como que o “Concelho está também inserido num território reconhecido pela UNESCO, ao abrigo do Programa Internacional de Geociências e Geoparques da UNESCO – O Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO”.