Edição nº 1755 - 24 de agosto de 2022

APRESENTADO DIA 21 DE AGOSTO
Rota Olhares e Contares do Lado de Lá homenageia figuras históricas da Sertã

A Rota dos Olhares e Contares do Lado de Lá foi apresentada, publicamente, na Sertã, dia 21 de agosto, com uma série de atividades que decorreram na capela anexa ao Convento da Sertã Hotel e na Sertã e em Cernache do Bonjardim.
O projeto, que envolveu as câmaras da Sertã, Castanheira de Pera e Pombal, resultou da candidatura conjunta Territórios 5 Sentidos e pretende valorizar e invocar as figuras históricas e heroicas, causas e figuras lendárias representadas nas estátuas de cada um dos concelhos.
Na Sertã, a apresentação contou com bastante público e compreendeu o lançamento do roteiro literário Breviário do Tempo Contado e a inauguração da exposição Breviário Ilustrado do Tempo Contado, sendo que, em ambos os casos, vários escritores e ilustradores puderam reinterpretar as figuras invocadas nas estátuas, através da sua vida e obra, procurando conferir novo sentido e até um simbolismo diferente a estas representações.
Nesta sessão, com moderação a cargo de Dora Vitória, intervieram Rui Antunes, vice-presidente da Câmara da Sertã; António Henrique Antunes, presidente da Câmara de Castanheira de Pera; Isabel Marto, vice-presidente da Câmara de Pombal; e os escritores Miguel-Manso e Renato Filipe Cardoso. Participaram ainda, mas em formato on-line, outros escritores e ilustradores, designadamente Álvaro Laborinho Lúcio, André Neves, Miguel Real, Paulo Moreiras ou Margarida Botelho.
Rui Antunes, vice-presidente da Câmara da Sertã, destacou a “importância deste projeto” e o facto “de unir três municípios, que encontraram na História das suas grandes personalidades um importante elo de ligação”.
Referência ainda para a presença de muitos familiares ligados às figuras históricas reproduzidas nas estátuas, alguns dos quais deixaram mensagens de agradecimento e falaram sobre a importância dos seus antepassados.
Seguiu-se um percurso por Cernache do Bonjardim e pela Sertã, onde o jornalista e investigador Rui Pedro Lopes fez uma viagem histórica e biográfica junto de cada uma das estátuas existentes nas duas localidades. Foram visitadas as estátuas de Libânio Vaz Serra, Nuno Álvares Pereira, D. António Barroso, Ângelo Pedro Farinha, Guilherme Nunes Marinha, padre Manuel Antunes e Rogério Marinha Lucas.
À noite, o Cineteatro Tasso recebeu um concerto musical pelo grupo Rua das Pretas, que apresentou o espetáculo Um copo de fado, dois de bossa nova. Este coletivo musical lusófono, criado e dinamizado por Pierre Aderne, registou casa cheia e apresentou temas como Uma Casa Portuguesa, Chorava por te não ver, Fado dos Barcos e Vida de Estrela, entre outros.

24/08/2022
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
06/08 a 30/08
Quando a Luz do Teu Corpo Me CegaSociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video