Câmara distingue alunos de excelência
O Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova foi palco, no primeiro dia de aulas do ano letivo 2022/2023, 16 de setembro, foi palco de uma cerimónia na qual 99 alunos de excelência e de mérito foram distinguidos, numa organização da Associação de Pais e ou Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Públicas do Concelho de Proença-a-Nova, com o apoio dos seus parceiros, que são o Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, a Câmara de Proença-a-Nova e União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral.
O presidente da Câmara, João Lobo, afirmou que “aqueles que atingiram este patamar têm que ser capazes de influenciar e de dar apoio aos seus colegas”, para adiantar que “nós somos uma sociedade que tem de ser inclusiva e a escola pública tem de facto uma matriz que acolhe todos”. Perante uma plateia composta por alunos, pais, encarregados de educação, pessoal docente e não docente, o autarca destacou a nobre missão da escola de transmitir conhecimento que traduz a diferenciação na sociedade que se pretende construir. Desejando um bom ano letivo para todos, João Lobo apontou a capacidade das escolas também serem pontos de atração de novos residentes.
João Paulo Cunha, diretor do Agrupamento, reforçou esta ideia, apresentando outro sinal da atratividade da Escola, que passa pelo facto de no início do novo ano letivo não haverem alunos sem professores. Em relação à cerimónia, referiu ser “o epílogo de um ano de trabalho, do ano anterior, especialmente para os premiados, mas também para a comunidade educativa que está sempre presente e nós aqui na escola tentamos sempre garantir as melhores condições para que os alunos tenham o sucesso que pretendem e atinjam estes patamares de excelência ou de mérito”. Recordou ainda que o sucesso não é um processo solitário, antes o resultado de um esforço partilhado entre toda a comunidade escolar que exige trabalho diário. “Desejo-vos sinceramente que em tudo o que façam sejam felizes”.
Jorge Cardoso, presidente da União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral, que ofereceu 250 euros a cada um dos quatro melhores alunos do 9.º ano e ao melhor aluno do 12.º ano, deixou uma palavra especial aos “professores e à escola de onde sempre saíram alunos brilhantes e hão de continuar a sair, supostamente porque a massa humana também é boa” e um alerta aos pais, ao destacar que “a escola é um parceiro na formação dos vossos filhos, a educação tem de começar sempre em casa”.
Paula Sequeira, presidente da Associação de Pais, salientou a felicidade de regressar à cerimónia de mérito presencial. “É com muito prazer que hoje damos início a mais uma cerimónia, vamos reviver os vossos melhores momentos, marcar esta caminhada e o vosso percurso porque só assim faz sentido”. Agradeceu às empresas parceiras desta iniciativa, Ambienti d’Interni que ofereceu os troféus e Super Proença pela colaboração no lanche.
Para além da distinção como alunos de excelência e mérito, foram ainda entregues troféus nas categorias de participação e iniciativa, nomeadamente aos alunos que se envolveram em iniciativas como o Canguru Matemático, Concurso Nacional de Leitura, Desafios Eco Escolas; Solidariedade e Companheirismo e Mérito Desportivo.
Durante a cerimónia foi assinado um protocolo, entre a Câmara, o Agrupamento de Escolas e a Associação de Pais, para o desenvolvimento de atividades de enriquecimento curricular (AEC) no 1.º Ciclo do Ensino Básico, de caráter facultativo e de natureza eminentemente lúdica, formativa e cultural, no valor de 14. 631,29 euros. No ano letivo 2022/2023 estão disponíveis as disciplinas de expressão plástica, yoga, música, oficina de inglês e dança e expressão.