Edição nº 1775 - 11 de janeiro de 2023

Festival Figuras, Factos e Lugares vai percorrer o Concelho

O Festival Figuras, Factos e Lugares - Jaime Lopes Dias regressou para a segunda edição no Vale da Senhora da Póvoa, nos dias 26 e 27 de novembro, depois da edição de estreia ter decorrido em 2020. O evento, organizado pela Câmara de Penamacor, em colaboração com a junta de freguesia local, pretendeu ser, além de uma homenagem ao seu patrono, uma ação de enaltecimento do vastíssimo património cultural do Concelho de Penamacor e daquela freguesia.
O momento alto da iniciativa foi o concerto de sábado, 26 de novembro, resultado de uma residência artística, na qual, durante quatro dias, oito músicos sob a coordenação de António Bexiga trabalharam os aspetos ligados à etnomusicologia do território, construindo um espetáculo musical com base nas recolhas do etnógrafo.
Destaque também para a apresentação do livro O concelho de Penamacor na etnografia de Jaime Lopes Dias, que reúne todas as referências ao Concelho de Penamacor presentes nos 11 volumes da obra Etnografia da Beira, do autor.
De realçar, ainda, as visitas aos lagares de António Mendes (Lagar do Tó Padeiro) e do Vaz, que incluíram degustações, um showcooking com Marco Santos, um teatro popular da Casa da Cultura de Orada e uma atuação das Adufeiras do Paúl, os concertos do projeto Raia e do grupo Três Moças e as Conversas Improváveis com o Património, com Jorge Lira e André Oliveirinha, que apresentaram o estado dos trabalhos de investigação em torno dos instrumentos pastoris Gaita da Beira Baixa e Pífaro.
Na abertura do Festival, estiveram a vice-presidente da Câmara e Penamacor, Ilídia Cruchinho; o bisneto de Jaime Lopes Dias, Lucas Manarte, em representação da família; Ángel Espina Bárrio, membro da Junta Diretiva do Instituto de Investigações Antropológicas de Castilla e León de Salamanca; e o presidente da Junta de Freguesia do Vale da Senhora da Póvoa, José Filipe Mugeiro.
Ilídia Cruchinho explicou que o Festival Figuras, Factos e Lugares terá um caráter itinerante, ao adiantar que “o Festival chama-se assim, porque queremos precisamente dar a conhecer figuras do nosso concelho e factos e lugares a elas ligadas que valem a pena preservar e divulgar. Iniciamos hoje com a grande figura de Jaime Lopes Dias, com um legado extraordinário que nos deixou em prol da salvaguarda do património imaterial não só de Penamacor mas de vários concelhos da Beira Baixa. Este festival foi pensado como um festival itinerante. Hoje está no Vale da Senhora da Póvoa, mas brevemente estará noutras freguesias, porque o concelho de Penamacor tem outras figuras que vale a pena dar a conhecer. No entanto, deixo um desafio à Junta de Freguesia do Vale da Senhora da Póvoa para que este festival tenha continuidade. Com a colaboração da Câmara, mas que as juntas de freguesia e as associações locais deem continuidade a estes festivais. Desta forma, podemos dar um impulso à cultura, valorizando o que é nosso, com a participação de todos”.

11/01/2023
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
tituloNoticia
09/05 a 11/05
10/05
Passeio de motasRua do Pombal, Idanha
10/05
Tarde de Tertúlia Casa do Arco do Bispo, Castelo Branco
tituloNoticia
11/05
XIII Passeio  Pedestre  - Rota de S. MartinhoAssociação Juvenil Ribeiro das Perdizes, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video