Edição nº 1778 - 1 de fevereiro de 2023

REDUÇÃO DO TARIFÁRIO
Albicastrenses vão pagar menos pelo consumo de água

Os Albicastrenses vão pagar menos pelo consumo de água este ano. Isto, porque segundo um comunicado dos Serviços Municipalizados de Castelo Branco “a Câmara de Castelo Branco aprovou, por proposta do presidente da Câmara, o tarifário dos serviços de abastecimento de água, saneamento e resíduos para o ano de 2023, em conformidade com os regulamentos e recomendações da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR)”, sendo que “o tarifário para o ano 2023 prevê uma redução do valor global da fatura a pagar pelos consumidores albicastrenses”.
Uma redução que segundo é adiantado “apenas foi possível após terem sido definidas pelo atual executivo dos Serviços Municipalizados de Castelo Branco um conjunto de medidas que visam a melhoria da eficiência dos consumos de água e de drenagem de saneamento associadas às infraestruturas da autarquia. Paralelamente, o tarifário aplicável à Câmara passa a corresponder ao tarifário da aquisição de água em alta e do tratamento de saneamento em alta, representando este aumento um encargo acrescido e de grande relevância na execução orçamental da autarquia”.
Assim, pode ler-se no comunicado, “a Câmara deliberou a redução do valor da fatura da água, por via da redução das tarifas fixas dos serviços de abastecimento de água, de saneamento e de resíduos, que registam uma redução de aproximadamente sete por cento face ao ano anterior. Atendendo ao aumento dos preços associados à inflação prevista para o ano 2022 de 8,1 por cento, conforme projeção do Banco de Portugal divulgada a 16 de dezembro de 2022, a redução das tarifas representa uma redução global efetiva de aproximadamente 14 por cento”.
Com esta medida “pretende-se mitigar os impactos negativos do aumento da inflação e das taxas de juro nas famílias e empresas do Concelho de Castelo Branco”.
Ao nível da ação social, a Câmara irá manter os tarifários para as famílias numerosas, com cinco ou mais elementos, bem como o tarifário social aplicável às famílias com menores recursos, pretendendo submeter à Assembleia Municipal a aprovação de um tarifário social para os utilizadores não domésticos, aplicável às instituições particulares de solidariedade social (IPSS). É destacado, a título de exemplo, que “com a aplicação do novo tarifário, um consumidor que consuma cinco metros cúbicos de água por mês (60 metros cúbicos por ano) terá uma redução na sua fatura de 11 por cento, (o que corresponderia a uma poupança de 29 euros/ano) se comparado com o cenário de aumento do tarifário por aplicação da previsão de inflação para o ano de 2022, conforme preconizado pela ERSAR. No caso de um consumidor que consuma 10 metros cúbicos de água por mês (120 metros cúbicos por ano), essa redução será de cerca nove por cento, ou seja de aproximadamente 33 euros/ano”.

01/02/2023
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
04/09
Conversas de ImpactoMercado Municipal de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video