Edição nº 1779 - 8 de fevereiro de 2023

COM OITO PROJETOS PARA PÚBLICOS DE TODAS AS IDADES
Biblioteca dinamiza plano para promover o livro e a leitura

A Biblioteca Municipal de Castelo Branco deu a conhecer, na passada quinta-feira, 2 de fevereiro, o plano de atividades que vai dinamizar ao longo deste ano.
Na apresentação, que foi antecedida de uma atuação do Orfeão de Castelo Branco, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, começou que realçar que “este é um momento feliz, no qual conjugamos a belíssima música do Orfeão de Castelo Branco com um plano de atividades para a Biblioteca”. Biblioteca a que o autarca se refere como “uma possibilidade de, através dos livros, viajar, refletir, aprender”, para realçar que “é por isso que a Biblioteca é tão importante”.
Leopoldo Rodrigues classifica o plano de atividades como “arrojado, de ambição”, para avançar que “é um palco que com certeza se concretizará”.
Noutra perspetiva o autarca referiu-se também “à rede de bibliotecas escolares, que tem muita importância e em parceria com a Biblioteca Municipal de Castelo Branco farão um enorme trabalho”.
O plano de atividades foi apresentado pela vereadora Patrícia Coelho ao afirmar que “a Biblioteca Municipal tem como principais objetivos prestar um serviço de leitura pública a toda a comunidade. Pretende estimular o gosto pela leitura, bem como facilitar o acesso à cultura, leitura, informação e lazer”. Tudo, para adiantar que, “neste contexto, a Biblioteca Municipal promove um conjunto de iniciativas, em articulação com as escolas e a comunidade em geral, com o objetivo de promover o livro e os hábitos de leitura, indo assim de encontro ao público escolar que já frequenta a Biblioteca ou que a possa vir a frequentar”.
O plano de atividades, segundo foi adiantado, tem como objetivos “promover o livro e o hábito de leitura junto da comunidade escolar, como instrumentos de formação da cidadania”, bem como “promover e ampliar o acesso ao livro e à leitura nas escolas do Concelho de Castelo Branco”.
Trata-se de um plano que inclui oito projetos.
O Sonhar e Encantar, dirigido a berçários e creches, pretende promover, desde a primeira infância, o gosto pelas histórias e pelos livros; estimular o gosto pela leitura, transformando o livro num objeto quotidiano para a criança; motivar para o desenvolvimento da linguagem oral, do pensamento, da comunicação e de todos os comportamentos literários que a criança possa adquirir. Inclui sessões presenciais e on-line, que decorrerão de fevereiro a julho.
Já o projeto A Escola vai à Biblioteca tem como destinatárias as crianças do Pré-Escolar e está programada a dinamização de sessões de uma hora do conto, onde os principais recursos serão os livros infantis do fundo documental da Biblioteca. No fim de cada história haverá um ateliê temático relacionado com o tema da história. A finalidade é promover e despertar nas crianças o gosto pelas histórias e o prazer pela leitura; estimular e trabalhar o imaginário da criança; motivar para o desenvolvimento da linguagem oral, do pensamento, da comunicação e de todos os comportamentos literários que a criança possa adquirir; incentivar o empréstimo domiciliário. Também com sessões presenciais e on-line decorre entre fevereiro e junho e outubro e dezembro.
Por outro lado há o projeto A Biblioteca vai à Escola, para alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os objetivos passam por promover e despertar nas crianças o gosto pela leitura e pela escrita; desenvolver hábitos de leitura; promover a criatividade, expressividade e sentido crítico das crianças; aproximar a Biblioteca da comunidade escolar; sensibilizar as crianças e as suas famílias para frequentarem a Biblioteca; incentiva o empréstimo domiciliário. Neste projeto há apenas sessões presenciais que decorrerão entre fevereiro e junho e outubro e dezembro.
Para um público com mais idade o projeto Leituras Sénior tem como metas promover a inovação e novas descobertas; valorizar a formação ao longo da vida; proporcionar uma vida mais harmoniosa, atrativa e dinâmica com a participação e envolvimento do sénior; rentabilizar os serviços e recursos comunitários, para melhorar a qualidade de vida do sénior; valorizar as capacidades, competências, saberes e cultura do sénior, aumentando a sua autoestima e autoconfiança. As sessões são presenciais e on-line nos meses de fevereiro a dezembro, exceto no mês de agosto.
Por seu lado o projeto Rede nacional de Bibliotecas Públicas vai acompanhar, entre fevereiro e dezembro, o calendário de efemérides.
Em Família é outro dos projetos, sendo que se divide em duas vertentes. Assim, o Ler a Dois realiza-se mensalmente na última quarta-feira do mês, exceto em dezembro e tem como objetivo promover a leitura junto de crianças a partir dos três anos acompanhadas por um adulto, com a finalidade de fortalecer os laços familiares e, simultaneamente, o gosto pela leitura, bem como desenvolver hábitos de leitura. Já o Histórias com Colo: Ver, Ler, Ouvir e Sentir realiza-se bimestralmente, na última terça-feira do mês, exceto em dezembro. As metas são a promoção da leitura dirigida a crianças a partir dos quatro meses acompanhadas por um adulto. Isto para fortalecer os laços familiares e, simultaneamente, o gosto pela leitura, promovendo a aquisição de capacidades linguísticas através de sons e ritmos das histórias contadas e encenadas e muito reconfortantes para os bebés.
Mensalmente realiza-se o projeto A Biblioteca vai ao Hospital, que consiste na leitura em voz alta de histórias, textos, contos, aos utentes que estejam internados no Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco. O projeto começa na Pediatria e depois abrangerá também em Medicina Interna, com a Biblioteca a levar um baú de livros que ficará no serviço até à visita seguinte.
Por fim o destaque vai para a Feira do Livro que se realizará na Praça 25 de Abril, junto à Biblioteca, ainda sem data marcada, mas que será na primavera ou verão. Um certame que se realiza pela primeira vez e que tem como objetivos difundir o livro e a leitura; fomentar hábitos culturais; estabelecer contactos entre o público e os autores; promover uma grande festa do livro e da leitura, que terá no livro o seu protagonista.
António Tavares

08/02/2023
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
04/09
Conversas de ImpactoMercado Municipal de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video