Edição nº 1782 - 1 de março de 2023

NO ÂMBITO DAS COMEMORAÇÕES DO DIA INTERNACIONAL DA PROTEÇÃO CIVIL
Castelo Branco avança com várias medidas e atividades

A Câmara de Castelo Branco vai assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil, que é comemorado a 1 de março, com um conjunto de iniciativas que será desenvolvido ao longo do mês.
Assim, a Câmara, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), vai durante todo o mês de março, de forma a chegar ao maior número de pessoas, realizar diversas iniciativas que promovem a evocação e a celebração deste dia.
Esta quarta-feira, 1 de março, entra em funcionamento uma linha telefónica totalmente dedicada à atividade de proteção civil do concelho. Pretende-se com esta linha telefónica que os Albicastrenses possuam um apoio efetivo durante 24 horas por dia e 365 dias por ano, ao qual podem recorrer para identificar e alertar o SMPC, de todos os riscos e/ou perigos que se deparem, bem como solicitar qualquer apoio, entendido por necessário, dos vários agentes de proteção civil (APC) do Concelho, nomeadamente Bombeiros, Guarda Nacional Republicana (GNR), Polícia de Segurança Pública (PSP), Instituto Nacional de Emergência Médica, entre outros. O contacto é o número verde 800272112, que sendo totalmente grátis não terá qualquer custo para o contactante.
Por outro lado, por ser necessário apreender as medidas de autoproteção e de mitigação a levar a efeito pela comunidade escolar numa qualquer situação de incêndio, e sendo uma preocupação da autarquia a procura da garantia da segurança das nossas escolas, serão promovidos e realizados, durante todo o mês de março, simulacros de evacuação em todas as escolas do Concelho. Para marcar o início desta atividade, o SMPC em colaboração com o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa (CSREPC Beira Baixa) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e todos os APC do Concelho, promoverão um simulacro de evacuação na Escola Básica e Secundária de Alcains, do Agrupamento de Escolas José Sanches e S. Vicente da Beira, seguido de uma exposição de meios dos vários APC.
Dia 21de março, quando é comemorado o Dia Mundial da Árvore, de forma a chamar a atenção para o risco sempre presente de incêndios rurais, será implementado o programa Aldeia Segura – Pessoas Seguras, na aldeia do Sesmo, Freguesia de Sarzedas, através do qual se pretende estabelecer medidas estruturais para proteção de pessoas e bens da aldeia e promover ações de sensibilização dos seus habitantes, para a prevenção de comportamentos de risco e medidas de autoproteção em situação de incêndio rural. Esta iniciativa terá também o apoio do CSREPC Beira Baixa da ANEPC e de todos os APC do Concelho, e marcará também o início de um périplo de ações de sensibilização que se pretende desenvolver em maio, junto das populações das aldeias inseridas nas freguesias definidas como freguesias prioritárias.
A Câmara de Castelo Branco adianta também que “possuindo bem identificadas as necessidades no terreno e constatando-se a não existência de capacidades de resposta no apoio psicológico às vítimas e aos operacionais dos vários agentes de proteção civil, em situações críticas de acidente grave e/ou catástrofe, como acidentes graves de viação, suicídios, incêndios rurais com consequências graves para a população, entre outros”, procederá, também no mês de março, à assinatura do protocolo de cooperação entre a Câmara e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco, entidade que possui nos seus quadros, técnicos pertencentes à Bolsa de Voluntários da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) para intervenção em crise e catástrofe, com formação certificada para intervir nestes contextos, nomeadamente formação específica de intervenção psicológica em crise em múltiplos contextos. Desta forma, a APPACDM numa lógica de parceria dos seus recursos na comunidade local, compromete-se a disponibilizar os seus colaboradores psicólogos, acontecendo essa disponibilização sempre que se verificar a necessidade do seu empenhamento e/ou intervenção, em ações/campanhas de sensibilização e/ou em situação de acidente grave e/ou catástrofe, não acarretando este empenhamento qualquer custo para a autarquia. Os colaboradores psicólogos da APPACDM, aquando acionados integrarão o SMPC de Castelo Branco, promovendo localmente o reforço da resposta em crise a nível psicológico.
Para finalizar o conjunto de atividades a levar a efeito no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil, terá lugar nos dias 25 e 26 de março, em Castelo Branco, o Dia Regional do Ambiente e Proteção Civil da Região Portalegre – Castelo Branco, do Corpo Nacional de Escutas, para o qual se espera a participação de 400 a 500 escuteiros. Para este evento, estão previstas várias atividades, também apoiadas pelos Serviços Municipalizados de Castelo Branco, pelo CSREPC Beira Baixa da ANEPC e todos os APC do Concelho, as quais vão permitir despertar nos jovens uma maior atenção para aquelas duas tão importantes temáticas. Nesta atividade vai também marcar-se o início da campanha de sensibilização Num atropelamento existem sempre duas vítimas – Não queira ser uma delas, com a qual se pretende apelar à população do Concelho de Castelo Branco para maior atenção para o risco de atropelamento e para as atitudes a tomar por parte dos condutores e peões, de forma a garantir uma redução efetiva do número vítimas desta tipologia de acidentes rodoviários.

01/03/2023
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
04/09
Conversas de ImpactoMercado Municipal de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video