EMPRESA DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA, DE DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES E DE GESTÃO DE OPERAÇÕES DE TECNOLOGIA
TRH já está instalada no antigo edifício dos CTT
A Tech Remote Hub (TRH), que é uma empresa de serviços de consultoria, de desenvolvimento de aplicações e de gestão de operações de tecnologia, inaugurou, na passada quinta-feira, 21 de setembro, as suas instalações, no antigo edifício dos CTT, no Largo da Sé, em Castelo Branco.
Na cerimónia, Sérgio Morais, que é um dos fundadores da TRH, adiantou que somos um hub de tecnologias instalado em Portugal, a trabalhar não só o mercado português, mas também para o mercado da Europa, dos Estados Unidos da América e Canadá. Somos uma empresa recente, pois hoje vamos fazer aqui a celebração do aniversário dos dois anos, mas já somos 100 pessoas e aqui em Castelo Branco já temos cerca de 30 pessoas especializadas em duas grandes tecnologias que estão com um crescimento muito grande a nível mundial, que são o salesforce e o servicenow”.
Sérgio Morais realçou que no respeitante ao trabalho flexível, “a vantagem que temos é o facto de trabalhar-mos um modelo híbrido em que as pessoas podem trabalhar de casa ou no escritório. Isso significa, por exemplo, imagine que eu tenho um valor que ganho em Castelo Branco, se tivesse que trabalhar em Lisboa esse valor ia diminuir no rendimento mensal. Aqui ganho muito mais e posso trabalhar para Lisboa ou para outros sítios”.
Sérgio Morais adiantou também que a TRH, que tem escritório em Lisboa, Guarda e Castelo Branco, escolheu Castelo Branco, porque já vou no terceiro projeto que lanço em Castelo Branco. Comecei há sensivelmente 20 anos. Um deles foi no centro de serviços que hoje é da SIBS, na altura era da Reditus, depois passou para a SIBS, e hoje estou a fazer a TRH. Não sou Albicastrense mas tenho uma costelazinha pequenina Albicastrense. Uma das razões é essa”.
Presente na inauguração, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, destacou que a instalação da TRH em Castelo Branco e mais concretamente no antigo edifício dos CTT, representa “o cumprimento ou o início do cumprimento de um objetivo com o qual me comprometi com os Albicastrenses, quando nos apresentamos a eleições. Uma das nossas propostas aos Albicastrenses foi trazer pessoas e trazer empresas para a Zona Histórica e esta é a primeira empresa dentro do nosso mandato a instalar-se na Zona Histórica”.
Leopoldo Rodrigues avançou que a TRH “é uma empresa ligada às tecnologias, portanto uma empresa que emprega pessoas altamente especializadas e jovens e que cumpre perfeitamente esse objetivo de dar aqui uma nova dinâmica, trazer jovens, trazer animação e cumprir este objetivo da Zona Histórica”.
Acrescentou que, “depois, obviamente que cada posto de trabalho que é aqui criado em Castelo Branco, para nós é um motivo de satisfação”, pelo que manifestou que, “felizmente, há cerca de um ano e meio falamos com o Sérgio Morais, com o Victor Lopes e com o Miguel Moreira, acerca da possibilidade de termos um espaço direcionado para a TRH aqui em Castelo Branco e logo nessa altura lhes apresentamos os antigos CTT, de modo a que a empresa pudesse aqui ter a sua sede, aqui pudesse crescer e pudesse expandir-se também aqui na nossa cidade”.
Numa abordagem mais ampla, o autarca sublinhou que “a empregabilidade é importante, a empregabilidade jovem é importante e a empregabilidade de quadros é também muito positiva”, para questionar que “vantagens temos”, para responder que “Temos muitas. Temos qualidade de vida no Concelho de Castelo Branco. Temos um conjunto de incentivos que a Câmara dá aos mais jovens, no que diz respeito, por exemplo, ao apoio às famílias, no âmbito das creches, da alimentação, da Escola a Tempo Inteiro, devolvemos 2,5 por cento do IRS, que para estes trabalhadores terá importância quando tiverem o seu reembolso e no fundo queremos que este tipo de trabalhadores especializados, jovens, com conhecimentos, se fixem em Castelo Branco e tenham as suas famílias e possam também contribuir para a comunidade”.
Por outro lado, Leopoldo Rodrigues frisou que a TRH “tem a trabalhar em Castelo Branco duas pessoas provenientes da Índia. São dois jovens altamente qualificados que vieram trabalhar da Índia para Portugal, para castelo Branco. É aqui que eles estão sediados e é aqui que desenvolvem a sua atividade profissional. Portanto estamos no bom caminho e estamos a concretizar objetivos”.
O autarca fez também questão de destacar que “o custo de vida em castelo Branco continua a ser bastante mais baixo que em muitas cidades, hoje é quase incomportável trabalhar em Lisboa e eu acredito que temos condições para crescer com a TRH e com outras empresas que olhem para o nosso território e aqui decidam fixar-se”.
António Tavares