Sé recebe tertúlia genealógica
A Cooperativa Pinacoteca, a Associação Portuguesa de Genealogia e a Paróquia de São Miguel da Sé de Castelo Branco, organizaram, dia 28 de outubro, a VII Tertúlia Genealógica de Castelo Branco.
O evento iniciou-se na Igreja Matriz de São Miguel da Sé, com a explicação da história da Igreja por parte do historiador e arqueólogo Pedro Salvado. Foram referidos os três Bispos da antiga Diocese de Castelo Branco (1771-1881); o estilo arquitetónico referente ao Barroco e Rococó; as Invasões Francesas; os Bispos da Guarda (a vila de Castelo Branco, pertenceu à Diocese da Guarda de 1199 a 1771); a Nossa Senhora do Rosário, Padroeira de Castelo Branco; os vários quadros e arte sacra expostos na Igreja da Sé; a necrópole medieval no exterior da Igreja da Sé.
A segunda parte do evento teve a participação do professor, matemático e genealogista António Graça Pereira e também a presença do presidente da Cooperativa Pinacoteca, professor universitário, pintor, escritor e genealogista José Barata de Castilho.
António Graça Pereira falou de dois padres seus antepassados, com diferença entre eles de 70 anos, o padre Amaro Fernandes de Oledo, Idanha-a-Nova; e o padre Manuel Esteves Manso de Vale de Prazeres, Fundão, sendo que ambos viveram no Século XVII, casaram-se e deixaram muita descendência. Segundo a Lei Canónica, homens viúvos podem ser ordenados sacerdotes católicos, sendo presbíteros de segunda categoria.
A terceira parte do evento teve a participação do economista e genealogista Rui Rodrigues Pereira e do presidente da Cooperativa Pinacoteca, José Barata de Castilho.
Rui Rodrigues Pereira falou do Príncipe Mercador Adam Lopes com ascendentes na Covilhã que se casou com Sarah Lopes tendo como descentes seis presidentes dos Estados Unidos da América, entre os quais o primeiro, George Washington, que é figura da nota de um dólar. Rui Rodrigues Pereira é também descende deste casal.
José Barata de Castilho fez referência ao Cardeal da Mota, natural de Castelo Branco, que foi Primeiro-Ministro do Rei Dom João V.
O evento terminou com uma visita guiada ao Palácio dos Cardosos, sendo cicerone o presidente da Cooperativa Pinacoteca.