Edição nº 1868 - 6 de novembro de 2024

NO CONCELHO DE CASTELO BRANCO
SEMPRE denuncia “atrofio democrático”

O SEMPRE – Movimento Independente realizou esta segunda-feira, 4 de novembro, a conferência “Castelo Branco adiado e com atrofio democrático”, apontando o dedo ao executivo socialista da Câmara.
Jorge Pio afirmou que “o SEMPRE tem vindo a desmascarar a estratégia levado a cabo por este executivo e intensificada nos últimos tempos. Uma estratégia desenfreada em anunciar anteprojetos, futuros projetos, lançamentos de concursos de projetos entre outros”, para realçar que “ao fim de três anos de mandato, o que o senhor presidente da Câmara tem para apresentar são apenas projetos, algo totalmente incompatível com três anos de mandato já decorridos”.
Nesta matéria sublinhou que “este desempenho é apenas compatível com o exercício de um mandato medíocre, sem rumo, sem qualquer tipo de diferenciação e com constantes anúncios e datas, que depois tardam a acontecer”, para destacar que “uma grande maioria dos Albicastrenses não consegue efetivamente vislumbrar, no seu dia a dia, o resultado de tantos anúncios”.
O rol de críticas continua, ao afirmar que aliado a este desempenho, o senhor presidente assume, paralelamente, e numa clara falta de respeito pelos munícipes, uma fuga ao debate, uma atitude em que procura esconder o fraco desempenho do seu mandato, numa atitude lastimosa para quem lidera os destinos de uma capital de distrito”.
Uma atitude que considera “importa denunciar, não passa de uma demonstração de que o senhor presidente está consciente do fracasso do seu mandato e dos falhanços alcançados. Uma atitude que revela medo de que os seus falhanços sejam revelados e expostos aos Albicastrenses. O senhor presidente é lesto a chamar a Comunicação Social para todos os pequenos eventos e para todas as suas presenças, mas furta-se ao debate político”.
Jorge Pio assegurou que “ao longo deste mandato são várias as situações que demonstram esta atitude”, apontando para “a não entrega de documentos solicitados pelo SEMPRE”.
Nesta matéria deu como exemplos “a Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial e Plano de Ação – Beira Baixa 2030, documento estruturante e importante que importa conhecer para perceber o enquadramento da atuação do Município de Castelo Branco; a documentação relativa aos seis pedidos de prorrogação de data de resposta para envio do Termo de Aceitação do Projeto de Aproveitamento Hidroagrícola da Gardunha Sul – Bloco da Marateca, documentos importantes para perceber o porquê de se aguardar mais de dois anos para o Executivo recusar este projeto e porque, ao longo destes mesmos dois anos, não realizou o tão anunciado debate com a população; a resposta da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) às questões colocadas pelo Município de Castelo Branco sobre o respeito pelos caudais ecológicos do Rio Ocreza”.
A isto juntou ainda a falta de transmissão das reuniões públicas da Câmara. Neste caso recordou que “na primeira sessão de Câmara deste mandato o senhor presidente anunciou que iria transmitir, em direto, as reuniões. Na verdade, depressa percebeu que estas transmissões seria uma via para a demonstração do fracasso do seu mandato e, por isso, não se importou em se contradizer a si próprio e em não cumprir a promessa, demonstrando, assim, o medo em debater a política do nosso concelho de forma aberta”.
Também apontada foi a “não resposta a questões do SEMPRE sobre temas importantes em sessões de Câmara”.
Tudo isto levou Jorge Pio a destacar que “passados 50 anos do 25 de Abril estamos a assistir no nosso concelho a um atrofio democrático, onde se quer desincentivar o debate político, não percebendo que isso está a prejudicar o nosso concelho”.
Posição que leva Jorge Pio a questionar se “será esta uma postura conducente com os valores do Partido Socialista (PS)”.
Mais à frente acrescentou que “desde início deste mandato que este executivo aposta unicamente na comunicação. Na comunicação balofa e sem conteúdo. Na comunicação que promove aquilo que não existe, para procurar iludir os Albicastrenses. Não bastando tudo isto, o executivo socialista ainda segue todos os estratagemas para esconder a impreparação e incapacidade para concretizar uma estratégia de desenvolvimento para o Concelho de Castelo Branco”.
Posição reforçada pelo líder do SEMPRE, Luís Correia, ao afirmar que “lamentamos que isto se esteja a passar” e sublinhar que “a falta de respeito com os vereadores, mas, sobretudo, para com os munícipes Albicastrenses”.
António Tavares

06/11/2024
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video