INCÊNDIO ATIVO DESDE A TARDE DE SEGUNDA-FEIRA, 28 DE JULHO
Incêndio assusta em Penamacor
A hora do fecho da edição da Gazeta do Interior, esta terça-feira, as chamas continuavam a lavrar no Concelho de Penamacor. O alerta para o incêndio numa zona de mato, na Senhora do Cabeço, na Freguesia de Aranhas, no Concelho de Penamacor, foi dado esta segunda-feira, 28 de julho, às 16h36.
As chamas avançaram depois em direção a Aldeia do Bispo e Aldeia de João Pires, com outra frente em direção a Bemposta, avançando mais tarde em direção a Proença-a-Velha, já no Concelho de Idanha-a-Nova, alimentado pelo forte calor, a intensidade do vento, a baixa humidade relativa e o material combustível.
De resto a aproximação das chamas levou inclusive à evacuação da zona Norte da Aldeia de João Pires, bem como de parte da Bemposta.
Ao final da tarde, de segunda-feira, 28 de julho, no teatro de operações estavam quase 300 operacionais apoiados por 86 viaturas e 12 meios aéreos. Dispositivo que foi reforçado, pelo que na noite de segunda para terça-feira, 28 para 29 de julho, estavam no terreno 412 operacionais apoiados por 140 viaturas, embora já sem meios aéreos, devido ao cair da noite.
Na manhã de terça-feira, 29 de julho, estavam no terreno 385 operacionais apoiados por 126 viaturas e cinco meios aéreos.
De referir que também na manhã desta terça-feira, 29 de julho, devido ao vento, o fumo do incêndio de Penamacor chegou a Lisboa afetando a qualidade do ar.