28 Agosto 2013

Livro retrata tradições das Atalaias

Encerrado um capítulo, a Associação Cultural Recreativa e Desportiva das Atalaias (Proença-a-Nova), já está a pensar em escrever uma nova página da história da aldeia e suas tradições. Na passada sexta-feira, no início da festa anual, foi feita a apresentação do livro “Um povo, uma memória, o futuro”, da autoria de Vera Dias António.
Organizado em três áreas, o livro recorda a história da aldeia e caracteriza os costumes locais, conta a história da associação e aborda ainda histórias de vida de moradores.
Presentes no lançamento do livro, os entrevistados partilharam alguns dos temas focados nas histórias de vida – do casamento às disputas pelo uso da água, passando pela escola primária e pelo apoio que os moradores davam ao ensino.
Para o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, o livro é um testemunho do “dinamismo da associação” e do “orgulho que a aldeia demonstra ter nos seus pais, avós e costumes”.
Recordando que a iniciativa contou com o apoio do Proder, João Paulo Catarino salientou também a verba de 86 mil euros que este programa aprovou para a remodelação da sede da associação. “Para o ano teremos aqui outras condições”, referiu o autarca.
Vera Dias António recordou que a ideia do livro nasceu num dia do Vit’ó Maio. A tradição de as crianças se enfeitarem com coroas e colares de flores, correndo as casas a cantar uma quadra e a pedir doces, mantém-se viva no dia 1 de maio. Não sendo natural das Atalaias, a autora destacou o quanto foi “interessante descobrir” estas e outras tradições que marcam a identidade da aldeia.

28/08/2013
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video