Proença-a-Nova
Derovo inicia em janeiro a construção de dois novos pavilhões
A montagem de um novo pavilhão do complexo Derovo II fica concluída até ao final do mês de dezembro e irá permitir a instalação de 150 mil galinhas a juntar ao primeiro bloco, em funcionamento desde abril de 2013, anunciou a Câmara de Proença-a-Nova.
Segundo o comunicado da autarquia, em janeiro irá iniciar-se a construção de mais dois pavilhões e no próximo ano, irá arrancar a instalação do centro de classificação e embalagem de ovos, o qual terá outras valências, nomeadamente todos os serviços administrativos e zona social.
“Estima-se que em agosto estejam em produção 600 mil galinhas poedeiras”, refere a autarquia de Proença-a-Nova, adiantando ainda que “nessa altura estará concluída a primeira fase dos investimentos” da Derovo.
O complexo foi projetado para vir a produzir, no futuro, 290 milhões de ovos por ano e depois de concluído terá no total 11 pavilhões, em terrenos localizados nas imediações do Parque Empresarial de Proença-a-Nova.
Considerado como o projeto de avicultura mais importante dos últimos 20 anos, o investimento ultrapassa os 20 milhões de euros, sendo que a maior parte da produção destina-se à comercialização em fresco, mas cerca de 40 por cento dos ovos serão encaminhados para quebra e pré-pasteurização, para posterior transformação.
Tal como a construção, também a contratação de funcionários tem vindo a ser feita de forma faseada.
Atualmente está cerca de meia centena de funcionários na montagem da nova estrutura, uma dezena dos quais foram recrutados no Concelho.
Quando estiver em pleno funcionamento, a unidade poderá empregar cerca de 60 pessoas.