19 março 2014

ALUNOS DA AMATO QUE VENCERAM A GERAÇÃO ¤URO REVELAM
“A satisfação de ganhar um concurso desta envergadura”

A equipa EuroLusitanos, da Escola Secundária Amato Lusitano (ESAL), de Castelo Branco, tal como a Gazeta noticiou na edição da semana passada, conquistou, dia 10 deste mês, o primeiro lugar, a nível nacional, do concurso Geração ¤uro 2013/2014.
A Gazeta foi à Amato Lusitano, para conhecer os passos da vitória dos quatro jovens que integram a equipa que, agora, nos dias 3 e 4 de abril, viajam até à sede do Banco Central Europeu (BCE), em Frankfurt, na Alemanha, onde receberão das mãos do presidente, Mário Draghi, o diploma da vitória.
José Alberto Pires de Sousa Azevedo Ferreira, Gonçalo Tavares da Silva Marques, Mariana Ferreira Romãozinho Neno de Resende e Marisa Marques Natário frequentam o 11º ano de escolaridade na área de Sócio-Económicos e começam por referir que a participação no concurso promovido a nível europeu pelo BCE e em Portugal pelo Banco de Portugal teve início no ano passado, uma vez que a primeira fase, que consistia num questionário on line de escolha múltipla, terminou a 30 de novembro de 2013.
Com a conclusão desta fase das 93 equipas de 39 escolas participantes foram apuradas 21 que, na segunda fase, em janeiro deste ano, tiveram que escrever um ensaio a prever a taxa de juro diretora que seria aplicada em fevereiro.
Os EuroLusitanos asseguraram um dos cinco primeiros lugares que deram acesso à final e dia 10 deste mês, no Banco de Portugal, em Lisboa, tiveram que defender o ensaio perante um júri, que os escolheu como os melhores, sagrando-os vencedores.
Uma vitória que garantiu aos quatro jovens um prémio monetário e a viagem a Frankfurt para receber o diploma, sendo que além disso a professora que coordenou a equipa, Maria Laurinda Sanches, que é a professora de Economia e diretora de turma dos jovens, recebeu um iPad e a escola um troféu.
Pouco tempo depois de garantirem a conquista do primeiro lugar, os quatro jovens afirmam que “a nossa equipa foi a única da Escola que concorreu”, sublinhando que a Amato Lusitano também foi a primeira vez que o fez, apesar do concurso ir na terceira edição e acrescentam que a ideia da participação surgiu “por ser um concurso diferente, porque a política monetária não é um tema muito usual”.
Acrescentam que o tema “foi abordado nas aulas”, o que os levou a questionar: “Porque não aprofundar esta temática? Porque não aprofundar estes conhecimentos”?
Confessam, por isso, que as expectativas “não eram muito elevadas”, tanto mais que algumas das outras equipas integravam alunos do 12º ano, algumas já tinham participado em edições anteriores e as duas equipas vencedoras das duas edições anteriores também estavam em prova.
Os jovens sublinham que a participação se revelou um “trabalho muito técnico, que exigiu muito estudo e muita investigação”, não escondendo que a vitória é uma “recompensa pelo grande trabalho que desenvolvemos. Foram muitas horas de trabalho, mas é uma enorme satisfação ganhar um concurso nacional desta envergadura”.
Afirmam ainda que “é bom ir a Frankfurt conhecer os governadores dos bancos europeus e o do presidente do BCE, Mário Draghi, bem como contactar com as equipa vencedoras dos outros países”, concluindo que será “memorável”.

19/03/2014
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
01/10 a 09/10
Dia Internacional do IdosoConcelho de Penamacor
02/10 a 22/10
Aguarda ReferendoFundão e Castelo Branco
04/10
Dois dias para além do tempoCine-Teatro Avenida, Castelo Branco
07/10 a 11/10
Receção ao Caloiro Campus da Talagueira, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video