29 janeiro 2014

Professor, advogado e político
O adeus de Manuel João Vieira

Manuel João Vieira, advogado da praça de Castelo branco e conhecido opositor do regime deposto no 25 de Abril de 1974, faleceu na madrugada de segunda-feira, num hospital de Lisboa.
Manuel João Vieira nasceu na Freguesia de Monte Margarida, Concelho da Guarda, em fevereiro de 1926.  Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Filosofia da Universidade Pontifícia de Salamanca e, posteriormente, em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Foi professor de Filosofia, no Ensino Secundário de 1952 a 1967, data em que decidiu abandonar o ensino, para dedicar-se em exclusivo à advocacia, profissão que exerceu até quarta-feira passada. Sentiu-se mal, quando, de manhã, subia as escadas para o seu escritório na Rua D. Dinis e caiu. Foi socorrido e conduzido ao Hospital Amato Lusitano que decidiu transferi-lo para Lisboa onde veio a falecer, na madrugada do dia 27.
Foi durante 15 anos consecutivos presidente da delegação da Ordem dos Advogados, na Comarca de Castelo Branco.
Foi candidato à Assembleia Nacional, pelas listas da Oposição em 1969 e 1973, pelo Distrito de Castelo Branco e no seu gabinete tiveram lugar muitas reuniões clandestinas antes do 25 de Abril. Em abril de 1973 foi um dos delegados ao 3º Congresso da Oposição de Aveiro, onde apresentou uma moção.
Em 1975 foi candidato à Assembleia da República, pelo PS, tendo sido eleito deputado constituinte, pelo Círculo de Castelo Branco. Foi um dos redatores da Constituição, tendo tratado sobretudo a questão dos Tribunais
Foi presidente da Assembleia Municipal de Castelo Branco na primeira legislatura pós-25 de Abril e de 1997 a 2001. Foi líder da bancada Socialista na Assembleia Municipal em dois mandatos, tendo sido um dos Fundadores (em 1974) da Seção do PS de Castelo Branco.
Foi mandatário Distrital da candidatura de Manuel Alegre à Presidência da República.
Em 2010 fez parte da Comissão Organizadora que, no âmbito das comemorações da República, prestou homenagem a Francisco Cunha Leal.
Em 2011, no Dia do Advogado (19 de maio) foi homenageado pela ordem, em sessão solene, realizada em Castelo Branco e presidida pelo respetivo bastonário, António Marinho Pinto.
No verão de 2013 foi agraciado com a medalha de Mérito de Cidadania, pela Junta de Freguesia de Castelo Branco.
Manuel João Vieira era também acionista da Gazeta, desde a primeira hora.
Gazeta apresenta à sua esposa Esmeralda Vieira, bem como à sua filha, genro e netos sentidas condolências.

 

29/01/2014
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video