Parceria entre a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco e o Váatão
Totó e Palhinhas levam alegria às crianças da Pediatria
O Grupo de Teatro de Castelo Branco – Váatão, em parceria com a Unidade Local de Saúde de Castelo (ULSCB), deu início, quinta-feira, ao projeto de animação Totó e Palhinhas no Hospital – Não Dói Nem Faz Mal.
Esta iniciativa desenvolvida para o Serviço de Pediatria do Hospital Amato Lusitano (HAL), de Castelo Branco, espera levar sorrisos, cor e muita alegria a todas as crianças que se encontrem internadas e que requerem assim mais atenção e afeto por parte das pessoas que as rodeiam. A missão a cargo das personagens Totó e Palhinhas reflete também uma colaboração solidária, com o Váatão a visitar as crianças da Pediatria, todas as primeiras e terceiras quartas-feiras de cada mês.
A apresentação desta parceria, que contou com a presença do presidente do Conselho de Administração do ULSCB, António Vieira Pires, do presidente da Direção do Váatão, Lopes Marcelo, do enfermeiro diretor, João Carlos e da enfermeira do Serviço de Pediatria, Celeste Nunes, marcou também o início desta iniciativa solidária.
Lopes Marcelo fez questão de relembrar que esta é mais “uma iniciativa inovadora” e que não conta com “nenhum patrocínio específico”, no ano em que o Váatão, que é uma instituição de utilidade pública, completou 16 anos de existência. Por outro lado, revela que este projeto, que vem sendo desenvolvido já há dois anos, se inspirou na conhecida Operação Nariz Vermelho, que serviu como base para a construção destas personagens.
O objetivo principal desta fase é a consolidação, mas afirma que poderá ser também “possível o alargamento a outros locais”, construindo assim uma colaboração de continuidade. Termina, caracterizando esta atividade como sendo de “animação cultural, lúdica e didática”, onde o “contacto com as crianças é fundamental”, como uma “grande alegria” e declarando que neste caso, “a semente é boa e está a ser lançada em boa terra”.
Por seu lado, António Vieira Pires caracteriza esta parceria como um projeto “simples, mas com grande significado”, num local marcado por ser onde se encontram crianças doentes, onde o objetivo passa por aproximar as crianças de um ambiente acolhedor e onde se possam sentir confortáveis. Afirma também que a ULSCB estará sempre disponível para ajudar o Váatão e continuar a promover “este protocolo, de grande importância cultural e pedagógica”.
As personagens Totó e Palhinhas são desempenhadas por duas atrizes do grupo de teatro, Neuza Nunes e Ariana Pedro, respetivamente, que tentam, através de diversas atividades, espalhar um pouco de magia e de animação, de forma a estimular a autoestima e a confiança das crianças.