LINHA DA BEIRA BAIXA
Taludes de Ródão vigiados
A queda de objetos de taludes na Linha da Beira Baixa, na Zona das Portas de Ródão, começa a ser vigiada, através de um sistema de vídeo. Um dos quatro pontos, já está a ser vigiado prevendo-se que os restantes três estejam a funcionar até final do ano.
Recorde-se que o Grupo REFER, no seguimento do levantamento dos pontos com maior potencial de risco de queda de blocos de taludes, instalou, em 2005, em quatro locais distintos da Linha da Beira Baixa, na zona das Portas de Ródão, sistemas automáticos de deteção de queda de objetos de taludes.
Com este passo, a par das obras de contenção de taludes, o objetivo foi garantir a segurança da circulação ferroviária.
Assim, os sistemas que foram inicialmente instalados, dispõem de sensores que se encontram ligados à sinalização ferroviária, detetam a queda de blocos rochosos, originando um alarme que determina a suspensão da circulação dos comboios até que se confirme o efetivo desimpedimento da via.
A REFER adianta que “apesar dos evidentes benefícios destes sistemas para a segurança ferroviária, o despoletar de um alarme crítico implica normalmente interrupções prolongadas da circulação, tendo em conta a necessidade de avaliar, localmente, os danos causados e a existência de condições objetivas para retomar ou não a circulação ferroviária”.
Por isso, o sistema evoluiu e a REFER já tem a funcionar, na Linha da Beira Baixa, na zona das Portas de Ródão, um sistema de monitorização através de vídeo-vigilância, que vem completar o sistema de deteção e queda de blocos de taludes na linha-férrea.
Segundo é adiantado a REFER “especificou, desenvolveu e colocou em serviço um sistema que, suportado nos sistemas de sinalização, transmissão de dados e vídeo, disponibiliza em tempo real e com elevados padrões de segurança e fiabilidade, imagens de um local que se pretenda monitorizar e que permitem no Centro de Comando Operacional de Lisboa, onde é monitorizada essa linha, de dia e de noite e até mesmo em condições atmosféricas adversas, decidir sobre a continuação da marcha dos comboios”.
Acrescenta que o sistema, “que representa um enorme ganho em termos de exploração e que agora entrou em serviço num dos quatro locais da zona das Portas de Ródão, será implementado, até ao final de 2014, nos outros três pontos da Linha da Beira Baixa onde estão instalados sistemas de deteção de queda de objetos”.