PROGRAMA COMEÇA DIA 22
Abril comemorado em Castelo Branco e Alcains
Os 40 anos do 25 de Abril de 1974 vão ser comemorados no Concelho de Castelo Branco com um vasto programa organizado pela Câmara de Castelo Branco e pelas juntas de freguesia de Castelo Branco e de Alcains, que tem início dia 22 e se prolonga até dia 26.
Na apresentação das atividades, o presidente da Câmara, Luís Correia, começa por explicar que “tínhamos (Câmara e juntas de freguesia) algumas iniciativas previstas”, pelo que, “devido a serem comemorados os 40 anos, decidimos avançar com um programa conjunto”, acrescentando que “como são os 40 anos, achamos que devíamos fazer ações contíguas e unimos esforços”.
Na mesma linha o presidente da Junta de Castelo Branco, Jorge Neves, acrescenta que com este programa “temos comemorações dignas e das melhores a nível nacional”, para destacar que “não estávamos aqui se não fosse o 25 de Abril”, posição em que é apoiado pela presidente da Junta de Alcains, Cristina Granada.
As comemorações dos 40 anos de Abril têm início dia 22, destacando-se nesse dia a homenagem ao ex-presidente da Câmara, Joaquim Morão, com a entrega da Medalha de Ouro da Cidade de Castelo Branco, que terá lugar numa cerimónia a realizar a partir das 18 horas, no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco.
Também dia 22, é exibido no Cine-Teatro Avenida, às 10h30, para o público escolar, e às 21h30, para o público em geral, o filme Capitães de Abril, que também será projetado no Centro Cultural de Alcains, dia 23, às 10h30, para o público escolar, e às 15 horas, para o público em geral, sendo que a entrada é sempre gratuita.
A partir de 22 de abril está patente na Sala da Nora do Cine-Teatro Avenida, a exposição Imagens de Abril. A mostra, que pode ser visitada até 11 de maio, reúne um conjunto de fotografias que regista a primeira manifestação em Castelo Branco, no pós-Revolução.
A música também tem um lugar de destaque no programa, com Sérgio Godinho a subir ao palco do Cine-Teatro Avenida, dia 23, a partir das 21h30, para apresentar o espetáculo Liberdade, em que o cantor, através do seu reportório, revê os 40 anos de Portugal democrático. Um concerto em que os primeiro 100 bilhetes custam oito euros, sendo que a partir daí sobem para 10 euros.
Dia 24, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, a partir das 21 horas, realiza-se uma conferência subordinada ao tema O 25 de Abril e os impasses da História de Portugal? Do liberalismo ao fim do Império, que terá como orador o coronel Carlos Matos Gomes, um dos militares do 25 de Abril de 1974.
Também dia 24, no Centro Cultural de Alcains, decorrerá a atividade Caminhos da Liberdade, que integra música, poesia, performances teatrais e canções de abril. No dia 25 de Abril, há a destacar do programa, a sessão solene da Assembleia Municipal de Castelo Branco, que se realiza a partir das 11 horas e será seguida do descerramento da placa da Praça 25 de Abril, que corresponde à antiga parada do ex-Quartel de Cavalaria, no centro da cidade.
Na Devesa, às 10 horas, é dado o tiro de partida da II Meia-Maratona Castelo Branco-Alcains.
Durante todo o dia, como já é tradicional, nos Lentiscais, realiza-se a festa popular comemorativa do 25 de Abril.
De regresso a Castelo Branco haverá também uma arruada por grupos de bombos e bandas filarmónicas do Concelho, que se encontrarão no Centro Cívico. Às 10 horas, no Cine-Teatro Avenida tem início a concentração dos desenhadores, ilustradores e fotógrafos, que participarão na atividade Sketching e Fotografia, que decorrerá até às 17 horas.
Ainda em Castelo Branco, o Cine-Teatro Avenida recebe, a partir das 21h30, a iniciativa Sons da Liberdade. Trata-se de mais uma edição das Noites do Clube, com bandas de jovens a realizarem um concerto dedicado ao 25 de Abril de 1974.
Por seu lado, em Alcains, nesse dia, o destaque vai por inteiro para o desporto. Às nove horas tem início, no Largo de Santo António, um torneio de malha. Às 10 horas, no centro da vila têm lugar as mini-corridas, para crianças do 1º ao 4º ano de escolaridade. A partir das 15 horas, o futebol-mini marca presença no pavilhão do Agrupamento de Escolas.
O programa das comemorações do 25 de Abril termina dia 26, no Cine-Teatro Avenida, com o concerto com Victor Almeida e Silva, na voz, e João Balula Cid, ao piano, a partir das 21h30 e com entrada gratuita.