Situação prolonga-se desde o dia 17 de junho
Centros de saúde sem sistema informático
Os dois centros de saúde de Castelo Branco, estão sem sistema informático desde o dia 17 de junho, uma situação que está a causar enorme transtorno aos utentes e profissionais de saúde.
“O sistema informático dos centros de saúde de Castelo Branco, ainda não se encontra 100% operacional, desde a avaria do dia 17 de Junho. Os doentes têm consultas, receituário e acesso aos meios complementares de diagnóstico e certificados de incapacidade. Apenas a receita, em triplicado, esteve prejudicada até ao dia 02 de julho”, explicou o presidente da Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco.
Vieira Pires sublinhou que “ainda não é conhecido o dia em que o sistema fique na sua normalidade, mas pensamos que se verificará brevemente, havendo em cada dia que passa mais administrativos a serem reconhecidos pelo sistema”.
O responsável da ULS de Castelo Branco referiu que foi dado conhecimento da situação à Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).
Vieira Pires disse ainda que a complexidade detetada pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), “que tem estado bastante atenta à situação, teve como prejuízo a perca de alguns registos que terão que ser efetuados posteriormente”, concluiu.
A direção distrital do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas, “está indignada” e “denuncia a falta de respeito pelos utentes e profissionais dos centros e extensões de saúde do concelho de Castelo Branco”.
Em comunicado, o sindicato refere que se desconhece até ao momento, “quando a situação anómala até pelo tempo que já decorreu desde a avaria, é reposta” e sublinha ”o desânimo e revolta que está a ser vivido por profissionais e utentes nas unidades de saúde”, do concelho de Castelo Branco.