15 julho 2015

HORTAS D’IDANHA APOSTA TAMBÉM NA MELOA E NO MELÃO VERDE
Festival da Melancia do Ladoeiro refresca o fim de semana

Ladoeiro, no Concelho de Idanha-a-Nova, recebe, sábado e domingo, a 11ª edição do Festival da Melancia, que em termos de espetáculos tem como cabeças de cartaz Iran Costa, no sábado, e Quinzinho de Portugal e Micaela, no domingo.
Ao longo dos dois dias prevê-se que mais de mil toneladas de melancia da campina de Idanha-a-Nova sejam comercializadas, ultrapassando deste modo, os valores alcançados na campanha do ano passado.
A Hortas D’Idanha afirma que “à semelhança do que tem conseguido nos últimos anos, espera voltar a garantir o escoamento da totalidade da melancia dos seus produtores, com certificação de qualidade GlobalGAP”. Um selo reconhecido mundialmente que tem sido uma mais-valia para a melancia do Ladoeiro, famosa pelo elevado teor de açúcar e pela dimensão.
A Hortas D’Idanha que tem como produto âncora a melancia, no entanto, na edição deste ano do Festival alarga a sua aposta e presença com a meloa e o melão verde.
Assim, o certame, para além da já habitual melancia riscada, melancia preta e melancia sem semente, este ano também contará com uma forte presença da meloa e do melão verde.
A Hortas D’Idanha, que é uma sociedade com sede no Ladoeiro, que conta com 40 acionistas e cerca de 20 produtores, realça que “o investimento em novas produções visa dar resposta à procura dos mercados e contribuir para a dinamização da economia da região. Assim, o melão e a meloa prometem juntar-se à Melancia do Ladoeiro nas principais cadeias de supermercados portuguesas”.

O que pode
fazer no Festival
O Festival é inaugurado sábado, às 16 horas, com provas de sumo, compotas e outros produtos que têm como ingrediente base a melancia, não faltando a música com o grupo de bombos Raia dos Sonhos, do Ladoeiro.
Às 16h30 é apresentado o livro Ladoeiro: Pedaços de uma história, da autoria de António Mareia Romeiro Carvalho e o programa continua com animação de rua com o ator Marlon Fortes – Marafona Encantada, com uma arruada pelo grupo Alegres da Concertina, não faltando também uma quinta pedagógica com animais e legumes, um workshop de plantação de melancia e jogos de destreza com melancia.
Às 18 horas realiza-se a pesagem e a atribuição do prémio à melancia mais pesada.
O Rancho Folclórico Raia dos Sonhos, do Ladoeiro, atua às 19h30, seguindo-se-lhe o Rancho Folclórico do Mundão.
A partir das 21 horas há beat box, com o bicampeão nacional Oliveira e atuam também os Tok’Avakalhar.
A noite termina depois das 22h30, com a atuação de Iram Costa.
Domingo, o Festival começa às 11 horas, com o grupo de bombos Os Maravilhas e a partir das 11h30 há confeção ao vivo de doces e compostas com melancia, não faltando também a animação, com o grupo de gaitas de foles Giraflores, ao que se junta o ator Marlon Fortes – Marafona Encantada, o teatro de fantoches com os Patati-Patata e os acordeonistas e tocadores de concertina Alegres da Concertina.
A partir das 17 horas realiza-se o XI Concruso de Escultura em Melancia.
O Rancho Folclórico da ACDL, do Ladoeiro, atua às 18h30, seguindo-se-lhe o Rancho Folclórico As Costureirinhas de Cavernães.
A partir das 19h30 sobe ao palco Quinzinho de Portugal e as suas Bailarinas e o Festival da Melancia encerra depois das 21 horas, com a atuação de Micaela.

15/07/2015
 

Em Agenda

 
08/10 a 02/11
ImpressõesCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video