Na zona medieval e centro da vila
Feira Terras do Lince decorre de 24 a 26 deste mês
Penamacor acolhe, de 24 a 26 deste mês, a Feira Terras do Lince, que foi apresentada sexta-feira na zona envolvente da Albufeira da Barragem da Meimoa. Um cenário, que como explicou o presidente da Câmara de Penamacor, An-tónio Luís Beites Soares, foi escolhido “intencionalmente”, de modo a promover a Área Balnear do Meimão, que dispõe de bar e bungalows, tratando-se de um espaço que este ano foi concessionado, pela primeira vez, em regime de exploração a prazo.
No que se refere à Feira, António Luís Beites Soares adiantou que o certame apresentará um figurino idêntico ao do ano passado, uma vez que aquilo que se pretende é conciliar a promoção e venda dos produtos locais de base essencialmente agrícola com a promoção geral do território e, particularmente, do património histórico de Penamacor.
Com essa finalidade a antiga Zona Medieval de Pena-macor, conhecida como Cimo da Vila, este ano volta a receber um dos dois palcos da Feira, por onde desfilarão os muitos grupos que animarão os três dias de festa.
Do lado dos produtos locais, o destaque vai para a azeitona e o azeite, fileira que, será tema de um colóquio a realizar dia 25, a partir das nove horas, no auditório do ex-Quartel.
Outro destaque nesta área vai para o mel, que terá um quiosque promocional expressamente desenhado para o efeito, na forma de um pote de mel.
A animação será também um dos pontos fortes da Feira Terras do Lince, com o presidente a realçar a preocupação que se teve em encontrar um equilíbrio entre géneros e gerações e a diversidade de gostos e interesses dos potenciais visitantes. Por isso, os estilos musicais presentes vão desde a música ligeira à música tradicional portuguesa, passando pela pop/rock e pelo folclore, sendo este representado pelos grupos concelhios.
O programa
da Feira
A Feira Terras do Lince tem a sua abertura oficial dia 24 de julho, às 17 horas, com a visita aos expositores, uma arruada com os Tintus Brass Band, a abertura do Espaço Infantil, Animação para Crianças, Ate-liês, insufláveis, e com o teatro de rua Os Repórteres da Rádio.
Às 19 horas, na praça do ex-Quartel, atua o Rancho Folclórico de Aranhas.
A música continua à noite, com a artista Rebeca, às 22 horas, na praça do ex-Quartel, e a banda FH5, às 23h30, no Largo do Castelo.
Dia 25 o programa começa às nove, horas, no auditório do ex-Quartel, com o colóquio subordinado ao tema Olivicultura na Beira Baixa – A fileira da azeitona e do azeite.
A feira abre portas às 14 horas e às 15h30 há teatro de rua, com Os Doceiros, enquanto às 16 horas a animação de rua é assegurada pela Banda às Riscas.
No Largo do Castelo, às 17 horas, atua o Grupo de Cantares de Pedrógão de São Pedro e o Grupo de Cantares da Ribeira da Meimoa.
A animação de rua regressa às 21 horas, com a Orquestra Improvável.
O programa musical começa às 22 horas, com a apresentação do CD Paulo & 2ª Geração, na praça do ex-Quartel, onde, a partir das 23 horas, atua Titã e Tãnia Sampaio, enquanto a partir das 24 horas, no Largo do Castelo, atuam a banda Moços do Adro.
A Feira, dia 26 de julho, abre de novo às 14 horas e às 15 horas a Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires anima os espaços do certame, terminando com um concerto no Jardim Municipal.
Às 16h30 chega o teatro de rua com O Regresso do Lince, e às 17 horas também haverá animação de rua com o grupo de concertinas Sons Lusitanos.
No Largo do Castelo, às 18h30, atua o Rancho Folclórico de Penamacor e às 19h30 a zumba chega ao Jardim Municipal, enquanto a partir das 22 horas, na praça do ex-Quartel, atua o grupo 7 Saias.