21 de outubro de 2015

Em Castelo Branco
Polícia destrói explosivos

A Equipa de Inativação de Engenhos Explosivos e Segurança em Subsolo (EIEExSS) da Polícia de Segurança Pública (PSP) procedeu ontem, terça-feira, ao longo da manhã e ao início da tarde, à destruição de algumas quantidades de explosivos comerciais e material de iniciação, como rastilhos e detonadores, entregues pela Câmara de Castelo Branco.
A Polícia adianta que o “material foi encontrado pelos Serviços Municipalizados aquando de uma inspeção às suas instalações nesta cidade e tratava-se de material que havia sido licenciado para utilização por aqueles Serviços, o qual, embora acondicionado, encontrava-se já fora de uso”.
Assim, os Serviços Municipalizados “informaram a PSP da situação tendo sido acionados os procedimentos regulamentares previstos para estas situações”.
A Polícia realça que “de forma a garantir todas as condições de segurança para os elementos policiais envolvidos e para os demais cidadãos, a operação de remoção, transporte e destruição dos explosivos foi efetuada com recurso a um veículo de transporte dotado de um contentor de explosivos, operado por uma equipa de especialistas da EIEExSS, escoltado por veículos policiais, de forma a garantir a segurança nos percursos. A operação decorreu sem qualquer incidente, tendo sido destruído todo o material entregue à PSP”.
A Polícia destaca “o procedimento adequado por parte dos Serviços Municipalizados. Procedimento, esse, recomendado para todas as situações em que sejam encontrados quaisquer tipos de material ou dispositivos explosivos, comerciais ou militares, e que passa pela comunicação imediata à Polícia. Só os elementos policiais dotados de formação técnica especializada e equipamento adequado podem proceder à remoção deste tipo de material com o menor risco para a integridade das pessoas e dos seus bens”.
A PSP agradece o ainda “o apoio prestado pelos Bombeiros de Castelo Branco a esta operação com o objetivo de prestar apoio imediato caso se verificasse algum incidente, bem como a permanente disponibilidade da empresa Construções Lena para que este tipo de material possa ser destruído em condições de segurança”.

22/10/2015
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video