Orçamentada uma verba de 120 mil euros
Município escolheu três projetos no âmbito do orçamento participativo
A Câmara de Vila Velha de Ródão já escolheu os pro-jetos colocados a votação no âmbito do orçamento participativo para 2016, cuja verba é de 120 mil euros.
“A opção dos munícipes recaiu sobre a atribuição gratuita de manuais escolares ao 3º ciclo para alunos residentes no Concelho (63 por cento), apoio ao arrendamento jovem (30 por cento) e a construção da Praia Fluvial da Foz do Cobrão (64 por cento)”, explicou o presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira.
O município de Vila Velha de Ródão, colocou a votação várias propostas para escolha dos munícipes nas áreas da educação, ação social e obras municipais, votação essa que se iniciou a 21 de setembro e terminou no dia 5 de outubro.
O autarca explicou que esta foi a primeira vez que se realizou um orçamento participativo em Vila Velha de Ródão e adiantou que se registaram mais de 300 votantes no espaço de 15 dias.
Luís Pereira mostrou-se satisfeito com esta “primeira experiência” e realçou o número de participantes, apesar do curto espaço de tempo disponibilizado para receber votações por causa da preparação do orçamento para 2016.
O orçamento participativo, que se encontra neste primeiro ano em Vila Velha de Ródão, numa fase experimental, tem como objetivo a aproximação do município aos cidadãos.
“Esta experiência é um passo lógico que tem que ver com a aproximação das pessoas à autarquia e que fazia todo o sentido”, concluiu o autarca.