22 julho 2015

primeira gala
Freguesia de Castelo Branco assinala 166 anos

Gala freguesia jorge neves.jpgA Freguesia de Castelo Branco comemorou sexta-feira o 166º aniversário, com a realização da Primeira Gala da Freguesia, que decorreu no Cine-Teatro Avenida da cidade, com lotação esgotada.
Numa noite de magia, assistiu-se a um espetáculo inédito, pleno de glamour, marcado pela atuação de A Magia dos Clássicos, com um concerto da Time Orchestra, danças e vozes de Inês Soares (soprano) e Sérgio Martins (tenor), contando no final com a participação do Orfeão de Castelo Branco.
O momento alto do evento, foi a atribuição da Medalha de Ouro da Freguesia de Castelo Branco, ao ex-autarca Joaquim Morão, a José Henriques, sócio-gerente da Centauro, e à Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, através do seu provedor, José Alves.
O presidente da Freguesia, Jorge Neves, manifestou a sua enorme satisfação pela realização da Gala, que distinguiu Joaquim Morão, uma empresa de sucesso na cidade e uma instituição que recentemente comemorou 500 anos, considerando ser justa a homenagem prestada pelos relevantes serviços prestados à comunidade, nomeadamente por parte de Joaquim Morão, “uma força da natureza”, como classificou o ex-autarca que durante cerca de 16 anos esteve à frente dos destinos do concelho albicastrense. “Este evento foi pleno de emoções nas mais variadas vertentes”, concluiu.
José Henriques recebeu a Medalha de Ouro da Freguesia de Castelo Branco, em nome da Centauro, recordou as enormes dificuldades dos primeiros tempos da fundação da empresa, elogiando o apoio do então presidente da edilidade, César Vila Franca, continuado com os presidentes seguintes. “Todos os trabalhadores da Centauro e a administração sentem-se honrados com esta distinção. Somos líderes na Península Ibérica. No entanto, será importante esclarecer que sem o apoio da autarquia, não conseguiríamos atingir este patamar”, afirmou.
O provedor José Alves recebeu a Medalha de Ouro da Freguesia de Castelo Branco, em nome Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco pelos 500 anos de dedicação e serviço prestados aos mais necessitados.
José Alves que afirmou que “endereço o meu agradecimento à Junta de Freguesia de Castelo Branco e esta distinção vai para todos os utentes, órgãos sociais, funcionários e benfeitores da Santa Casa. Esta medalha simboliza o serviço prestado à nossa comunidade e engrandece, ainda mais, a instituição”.
Joaquim Morão recebeu a Medalha de Ouro da Freguesia de Castelo Branco pelo trabalho desenvolvido em prol da comunidade albicastrense, com Jorge Neves a destacar que é um “autarca que ficará para sempre ligado à história da nossa cidade, tendo sido um dos homens que mais engrandeceu e projetou o futuro da capital do Distrito”.
Joaquim Morão, agradecendo a distinção, recordou que ao longo dos anos em que esteve à frente dos destinos do Concelho, “consegui construir uma nova cidade, criando equipamentos e emprego, para além de uma melhor qualidade de vida”.
O presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, felicitou a Junta de Freguesia de Castelo Branco pelo aniversário da sua fundação. “Estamos perante duas grandes e extraordinárias instituições e uma figura pessoal que é uma força da natureza, pelo que agradeço tudo aquilo que construíram ao longo dos anos em prol da cidade”, afirmou o autarca numa alusão aos homenageados.
Com alguma emoção Luís Correia dirigiu-se ao seu antecessor, elogiando o seu trabalho que acompanhou a seu lado. “Com Joaquim Morão, esta força da natureza, a forma de estar na vida pública, do trabalho em prol da comunidade, mudou. Mudou a forma de vermos a vida política, olhando para a concretização do desenvolvimento, trabalhando dia e noite e permanentemente. Queremos continuar a contar consigo, porque queremos continuar a requalificar e a dar qualidade de vida às nossas freguesias e à nossa cidade”, defendeu Luís Correia.
A concluir, o autarca referiu-se ao Plano Estratégico 2030, ao afirmar que “temos orgulho de apresentar a nossa estratégia, para os próximos anos. Continuamos a dar vida aos equipamentos que foram construídos ao longo dos 16 anos. É importantíssimo dar vida a estes equipamentos e queremos continuar a dar continuidade ao trabalho iniciado pelo comendador Joaquim Morão. É uma estratégia que está lançada há muito tempo”.

20/07/2015
 

Em Agenda

 
24/01 a 28/03
Well-being SceneryGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video