19ª edição tem um orçamento de 400 mil euros
Feira Raiana junta 200 expositores em Idanha-a-Nova
A 19ª edição da Feira Raiana decorre em Idanha-a-Nova, sendo que a inauguração decorre hoje, quarta-feira, e o certame prolonga-se até domingo, contando com a participação de 200 expositores de Espanha e Portugal.
A apresentação da Feira decorreu na segunda-feira, em Cáceres, Espanha, sendo que o destaque vai para os produtos da terra. Para esta edição, o orçamento ronda os 400 mil euros.
“Não queremos apenas fazer uma feira do lado português, mas sim realizar uma boa feira em Espanha e em Portugal. O nosso objetivo é a cooperação e todos somos poucos para isso”, disse o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.
O autarca realçou a importância da cooperação entre a região portuguesa da Beira Baixa e a Estremadura espanhola.
“A cooperação entre as duas regiões é fundamental e constitui uma oportunidade de desenvolvimento. A fronteira tem que ser um motivo de desenvolvimento e de oportunidades”, disse.
A 19ª edição da Feira Raiana, cuja realização é alternada entre Portugal (Idanha-a-Nova, no Distrito de Castelo Branco) e Espanha (Moraleja, província espanhola de Cáceres), vai custar este ano cerca de 400 mil euros.
O autarca português adiantou ainda que o certame, além de ser um motivo de encontro da economia, da cultura e do social, tem que constituir também um momento de reflexão.
E, nesse sentido, uma das novidades desta edição vai ser a apresentação do Forum Inovação Rural, logo no dia de abertura do certame, cujo objetivo é discutir e falar de produtos rurais inovadores.
Vai ser também criado um prémio monetário que será atribuído anualmente às empresas que apresentarem projetos e produtos inovadores.
A presidente do Governo Provincial de Cáceres, Rosario Cordero, realçou a importância do evento para Espanha e para Portugal. “Este é um encontro que vai mais além de uma feira lúdica. Além das muitas pessoas que a visitam, queremos que constitua uma oportunidade de negócio para os diversos setores como a agroindústria ou o turismo, que é muito importante para o desenvolvimento rural da raia”, afirmou. Rosario Cordero adiantou ainda que quer aprofundar ainda mais a relação entre a Estremadura e a Beira Baixa nos próximos quatro anos. “Queremos que esta relação seja uma realidade que vá além da Feira Raiana. Deve haver uma aproximação das pessoas e dos projetos”, concluiu.
O programa
da Feira
A XIX Feira Raiana, abre portas hoje, quarta-feira, prolongando-se até domingo, sendo que a edição deste ano decorre em Idanha-a-Nova. Recorde-se que o certame multisectorial é organizado pela Câmara de Idanha-a-Nova, Portugal, e pela autarquia de Moraleja, Cáceres, Espanha, decorrendo de forma alternada nos dois lados da fronteira.
Assim, depois da última edição ter decorrido em setembro do ano passado, em Moraleja, a Feira Raiana regressa este ano a Idanha-a-Nova.
O programa tem início hoje, quarta-feira, às 12 horas, com a abertura da zona de restauração.
A partir das 16 horas, na Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN) tem lugar uma receção pela Filarmónica Idanhense e a apresentação do Fórum Inovação Rural (ler notícia), que antecede a cerimónia oficial de abertura.
Às 18 horas realiza-se uma visita ao recinto e há animação de rua com o grupo de bombos Raia dos Sonhos, com o acordeonista Frederico Alves e os Velha Gaiteira. Às 19 horas chegam ao Palco Cultura Raiana os Sons Raianos, com o Grupo de Cantares de Segura, o grupo Modas D’Antes, de Toulões, e o Rancho folclórico Raia dos Sonhos, do Ladoeiro.
No Palco Produtos da Terra, a partir das 21 horas há fado e flamenco, com Laureana Geraldes, e a partir das 23h30, no Palco Feira Raiana, atuam os Lucky Duckies. Já amanhã, quinta-feira, à uma hora realiza-se uma garraiada..
No Centro Cultural Raiano, às 11 horas, é inaugurada a exposição Raid Fotográfico ESART 2015 – Salvaterra do Extremo.
A zona de restauração da Feira abre ás 12 horas e o recinto às 17 horas, com animação pela charanga El Megáfono e Pifaradas e Zabumbadas de Unhais da Serra.
A música chega às 19 horas, ao Palco Cultura Raiana, com as Adufeiras da Casa do Concelho de Idanha-a-Nova, Grupo de Cantares da ACRD de Medelim e Adufeiras de Idanha-a-Nova.
No Palco Produtos da Terra, às 21 horas, atuam os Freedom, seguindo-se-lhe Ana Laíns, enquanto às 23h30, no Palco Feira Raiana, se realiza o concerto com José Cid, que antecede uma garraiada, à uma hora.
Sexta-feira, às 12 horas, abre a zona de restauração, enquanto o recinto da Feira abre às 17 horas, com animação pelos Putos das Concertinas, Charanga El Magáfono e Tok’avakalhar.
No Palco Cultura Raiana, às 19 horas, atua o Rancho Folclórico de Monsanto, o Grupo de Cantares da Aldeia de Santa Margarida e o Grupo de Cantares Tradicionais de São Miguel de Acha.
Os Moços do Adro atuam a partir das 21 horas, no Palco Produtos da Terra.
A partir das 22 horas, na Praça de Touros António Manzarra, realiza-se uma corrida de touros, com os cavaleiros Ana Batista, João Moura Jr. e Duarte Pinto e os grupos de forcados de Coruche e Alter do Chão, que vão lidar seis touros da Ganadaria Pinto Barreiros. Isto, enquanto às 22h30, David Lagos apresenta no Palco Cultura Raiana um espetáculo de flamenco.
Os Amor Eletro, dão um concerto a partir das 24 horas, no Palco Feira Raiana e a noite termina depois da 1h30, com uma garraiada.
Sábado, o recinto da Feira abre às 11 horas, com animação pelo grupo de bombos Os Maravilhas, Girafoles e Xaral Dixies.
Às 18 horas realiza-se uma sessão de live cooking com Hélio Loureiro, que é o chef executivo da Seleção Nacional.
No Palco Cultura Raiana, às 19 horas, atuam os Adufes e Cantares de Oledo, os Saca Sons Grupo de Cantares da Zebreira e o Rancho Folclórico de Penha Garcia.
Os Subliminal Legacy atuam no Palco Produtos da terra a partir das 21 horas, seguindo-se-lhes a União Portuguesa.
O concerto com os The Gift realiza-se no Palco Feira Raiana, a partir das 23h30 e à uma hora realiza-se uma garraiada.
No último dia da Feira Raiana, domingo, às 8h30, na Praça de Touros António Manzarra, realiza-se um leilão de gado.
O recinto do certame abre às 11 horas com animação pelos Alegres da Concertina, grupo de bombos Os Tapori A Bombar e Fanfarra Nem Fá Nem Fum, sendo que a partir das 14 horas a Feira acolhe a transmissão do programa Somos Portugal, da TVI.
Às 18 horas, o chef Hélio Loureiro realiza uma sessão de live cooking.
A partir das 21 horas, ao Palco Cultura Raiana sobe o Rancho da Cova da Piedade, o Rancho ADCL do Ladoeiro e as Cantigas D’Aldeia, de Monfortinho.
No Palco Produtos da Terra, a partir das 22 horas, há sevilhanas, com Esencia Flamenca e o programa encerra depois das 23h30, no Palco Feira Raiana, com a Filarmónica Idanhense a apresentar o espetáculo Sinfonia de Cores.