PROENÇA-A-NOVA
Câmara disponibiliza aos alunos Escola Virtual
A Câmara Municipal de Proença-a-Nova disponibilizou aos alunos do concelho o projeto Escola Virtual, uma ferramenta que lhes permite ter aulas interativas, estudo autónomo e a respetiva autoavaliação.
“Temos apoiado dentro das nossas competências e de acordo com os nossos recursos o que pretendemos que seja um ensino que efetivamente forme e eduque o futuro da nossa região e do país. Disponibilizar o projeto Escola Virtual aos alunos é uma das facetas dessa política”, refere em comunicado, o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Paulo Catarino.
O projeto Escola Virtual, disponibilizado pelo município local, abrange um total de 240 alunos do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova e do Instituto São Tiago em Sobreira Formosa.
Esta ferramenta, entre outras potencialidades, permite ter aulas interativas e fazer testes e exercícios que abordam o programa curricular das disciplinas, permitindo um estudo autónomo do aluno e a sua autoavaliação.
A formação dos professores e a distribuição dos manuais de utilizador já está a ser feita entre os alunos abrangidos por esta medida.
A Escola Virtual permite ainda que os professores interajam com a ferramenta, disponibilizando materiais de apoio ao estudo ou mesmo atribuindo trabalhos.
Adicionalmente há uma área dedicada à preparação para as provas e exames, em que é realizada a avaliação, correção e propostas de resolução das questões e também o acesso a 11 dicionários para consulta sempre que surjam dúvidas.
João Paulo Catarino sublinha que os estudantes deste milénio são privilegiados não apenas por disporem de mais e melhores ferramentas de estudo mas acima de tudo por disporem de um recurso bem mais precioso: tempo.
“Ser estudante é hoje uma profissão a tempo inteiro, dependendo da sua motivação o aproveitamento das oportunidades e ferramentas que estão ao seu dispor”, sublinha o autarca.