4 fevereiro 2015

Joaquim Martins
A Grécia pode salvar a Europa?

A Grécia pode salvar a Europa? – Apesar da feroz campanha anti Grécia que tem dominado a Comunicação Social, prevendo os piores pesadelos e o inferno a curto prazo, os seus responsáveis têm mantido a calma e a coerência. Aprovaram as medidas que tinham prometido e iniciaram o diálogo, não com a Troica, porque seria inútil, dada a sua reconhecida incapacidade de entender, mas com as Instituições e os Países da União Europeia.
E as propostas de Stripas e Varoufakis começam a ser claras e a fazer caminho. A Grécia quer pagar as suas dívidas, mas tem que ter condições para isso. E é falso que não haja alternativas ao programa, a que têm obrigado. Há. E a proposta já foi feita. A Grécia propõe que a dívida à Europa seja substituída por obrigações, indexadas ao crescimento da economia e a dívida ao FMI, por obrigações perpétuas.
É uma proposta clara e que o simples bom senso percebe. A Grécia só pode pagar as suas dívidas, se a economia crescer e gerar riqueza. Isso implica necessariamente, além do rigor nas contas, um plano de investimento público que estimule a economia e crie emprego.
Afinal não é um “conto de crianças”, nem um conto alemão. É um conto Grego que depois de aprofundado, pode até vir a salvar a Europa, já que, como há dias escreveu no Negócios, Nuno Carregosa “Todos ganharão e ninguém perderá a face. A bem da Grécia e da Europa.”

Ver Simplesmente… – É a proposta e o desafio que Tomás Monteiro faz a quem se atreva a entrar no Antigo Edifício dos CTT, no Largo da Sé, até 8 de março. É uma proposta para olhar sem complexos e sem pré-conceitos, mas que traz implícito o desafio de VER. O olhar não basta. É preciso que haja vontade de ver e para isso não bastam os olhos, como o Principezinho já nos tinha ensinado: “Só se vê bem com o coração!...”
Vale a pena mergulhar nas imagens que Tomás Monteiro nos propõe e deixar-se seduzir pelo mistério que os elementos “Terra” e “Água” guardam, à espera que alguém nos inicie na sua perceção. À espera que alguém nos ajude a VER!


04/02/2015
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
08/10 a 02/11
ImpressõesCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video