Politécnico de Castelo Branco com 51,14 por cento de colocações na primeira fase
O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) registou uma taxa de ocupação de 51,14 por cento na primeira fase de colocações do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior 2015-2016.
“Concluída a primeira fase de colocações do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior em 2015, o IPCB teve uma taxa de ocupação de 51,14 por cento, o que corresponde a um aumento de 11 por cento em relação à mesma fase do concurso de 2014”, refere, em comunicado a instituição.
Das 878 vagas colocadas a concurso no Politécnico, foram ocupadas 449 na primeira fase, mais 86 do que no ano anterior.
O presidente do Politécnico, Carlos Maia, mostra-se “satisfeito com o aumento da procura dos cursos da instituição” e considera “muito positivo o aumento de colocados a nível nacional”.
Segundo este responsável, desde 2011 que o número de colocados no Ensino Superior não era tão elevado.
Contudo mostra-se preocupado pelo facto de, mais uma vez, “os cursos de engenharia terem deixado bastantes vagas por preencher, áreas onde são necessários técnicos qualificados, com elevada empregabilidade, mas que não têm número suficiente de candidatos”.
Carlos Maia sublinha que esta situação “traz novamente à discussão as regras de acesso ao Ensino Superior, as quais deverão ser revistas”.
A nível nacional, na primeira fase, foram admitidos no Ensino Superior público, 42.068 novos estudantes dos 48.271 que se candidataram às 50.555 vagas disponibilizadas.
Para a segunda fase, que se iniciou esta segunda-feira e termina a 18 de setembro, estarão disponíveis 8.714 vagas.