Joaquim Martins
Somos campeões!
Somos campeões! – O dia 10 de julho de 2016 ficará gravado a ouro na História de Portugal. Nesse dia, a sua seleção de futebol que a imprensa europeia tinha apelidado de “feia” e incapaz de ganhar, conquistou o título de Campeã da Europa. Derrotando a França. Perante milhões de Portugueses e perante o Mundo. Provando, como tinha declarado o Presidente da República e sendo ele testemunha presencial que “somos os melhores do mundo!”.
Paris emudeceu de espanto perante o atrevimento do le petit portugais que ocupou o espaço público com a sua irreverência e alegria. Que saboreou a VITÓRIA mesmo sem ver a Torre Eiffel assinalá-la!
Milhões de Portugueses, em Portugal e um pouco por todo o Mundo sentiram-se orgulhosos e felizes. Sem palavras, unidos num só coração, gritaram PORTUGAL! SOMOS CAMPEÕES! O sonho, considerado impossível, realizara-se!
Portugal e a sua equipa estiveram nas primeiras páginas dos jornais de quase todo o Mundo! Além de Ronaldo, outros nomes improváveis, como Pepe, Éder, Nani, Rui Patrício, Danilo, Adrien, Quaresma…passaram a figurar na galeria dos campeões galácticos.
A História assinalará também que o DIA transbordou, transformando a noite e o dia seguinte, numa imensa maré de entusiasmo e fé arrastando milhões de Portugueses para uma festa coletiva que era ini-maginável no Portugal de então, que vivia deprimido, sob a ameaça permanente das sanções europeias; que Lisboa veio para a rua e, vestida com as cores da bandeira, durante horas, vitoriou os novos heróis. Que já tinham ido a Belém receber os louros que a Pátria lhe atribuíra.
As imagens desse tempo, de tão impensáveis, causarão espanto, emoção e curiosidade: Multidões compactas de verde e rubro, em delírio, rindo, cantando, gritando o nome de Portugal e o feito, assumido como coletivo: “SOMOS CAMPEÕES!!!”.
Parabéns, Portugal!
PS – Registe-se que, apesar de não ter sido notícia de grande relevo, nesses míticos dias, duas atletas portuguesas foram também campeãs europeias: Sara Moreira na meia maratona e Dulce Félix no triplo salto.