14 de dezembro de 2016

Comando Distrital da PSP comemora 133º aniversário
Criminalidade no Distrito com baixa ligeira

O Comandante Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Castelo Branco, José Pires Leonardo, disse que tudo aponta para que a criminalidade violenta ou grave registe este ano “uma ligeira descida”, invertendo assim o acentuado aumento ocorrido de 2014 para 2015.
“Relativamente à criminalidade violenta ou grave, tudo aponta para uma ligeira descida no decurso do corrente ano, invertendo o acentuado aumento ocorrido de 2014 para 2015. Reitero, contudo, que esta forma de criminalidade é percentualmente pouco significativa, não constituindo mais de quatro por cento da criminalidade denunciada à PSP no Distrito”, disse o comandante distrital da PSP.
José Pires Leonardo apresentou no passado dia 6 de dezembro, um balanço sucinto da criminalidade registada na área de intervenção do Comando Distrital da PSP, que inclui os concelhos de Castelo Branco e da Covilhã, durante a cerimónia comemorativa do 133º aniversário da organização.
Segundo os dados apresentados, a criminalidade denunciada e registada teve um acréscimo de seis por cento em 2015 face ao ano anterior, o que se traduziu em mais 70 ocorrências criminais durante o ano.
O comandante da PSP de Castelo Branco adiantou que durante o corrente ano e tendo em consideração os primeiros 11 meses, em comparação com igual período de 2015, “tudo aponta para uma redução que no final do ano deverá rondar os três por cento”.
“Importa ainda neste âmbito, não esquecer dois aspetos muito relevantes: O primeiro é que a variação estatística da criminalidade denunciada e registada pela PSP em Castelo Branco e na Covilhã, se encontra intimamente ligada com a própria atividade operacional e proativa desta polícia. Assim, por exemplo, as detenções efetuadas nos últimos 11 meses, constituem mais de 16 por cento do total da criminalidade denunciada, percentagem que tem vindo a aumentar a cada ano que passa”, sustentou.
Já em relação às detenções efetuadas, este responsável disse que em 2015, registou-se um aumento de quase 10 por cento face a 2010 e em relação ao corrente ano, os dados apontam para um aumento de perto de cinco por cento.
“Não posso contudo deixar de salientar que das 190 detenções efetuadas neste período, quase dois terços referem-se a prática de crimes rodoviários, condução sob o efeito do álcool e falta de habilitação legal para a condução”, frisou.
A PSP de Castelo Branco, até ao final de outubro, concluiu 990 inquéritos criminais e foram constituídos arguidos pela prática de crimes mais de 210 pessoas.
Foram ainda cumpridas quase 1.300 notificações judiciais e dado cumprimento a mais de 50 mandatos de detenção.
No mesmo período, foram realizadas cerca de 250 operações Stop nas quais se detetaram 1.250 infrações, destacando-se destas 340 situações de excesso de velocidade.
Foram ainda levantados cerca de 4.600 autos de contraordenação por infração às regras de trânsito, valor esse semelhante ao registado durante todo o ano de 2015.

14/12/2016
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video