Investimento ronda os quatro milhões de euros
Hospital Amato Lusitano vai ser ampliado
O Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco vai ser ampliado, com a construção de um edifício de raíz na zona onde está o heliporto, num investimento que ronda os quatro milhões de euros.
“O investimento aqui vai ser crucial. Neste momento, esgotamos a capacidade de instalar médicos nas Consultas Externas. Tudo quanto é feito em hospital de dia e tudo quanto é feito em consulta externa vai transitar para o novo edifício”, explicou o presidente da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB), Vieira Pires.
Este responsável disse ainda que o HAL tem 40 anos e que o espaço atualmente existente é “escasso” para os médicos trabalharem em boas condições e também para os utentes estarem devidamente instalados.
O investimento, que inclui a construção de raiz de um novo edifício, resulta de uma candidatura ao Portugal 2020, sendo que se espera que a aprovação esteja feita no final de janeiro de 2017 e a obra arranque durante o mês de março.
“Este investimento está mapeado na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), ronda os quatro milhões de euros. Vai ser um edifício novo que vai ser construído no espaço onde estava instalado o heliporto”, disse.
Vieira Pires adiantou que este investimento “vai ser a salvação” do Hospital, uma vez que vai melhorar as condições para os médicos e utentes e permitir atrair novos clínicos.
“Vai conseguir atrair os especialistas, porque tem condições. As pessoas não vêm agora para a província, como lhe chamam em Lisboa, por mais dinheiro para fixação, não. As pessoas vêm por boas condições de trabalho. Antigamente perguntavam quanto é que me vão pagar. Agora não é isso. O ordenado é fixo, as pessoas perguntam é pelas condições de trabalho que têm”, sustentou.
Segundo este responsável, as condições de trabalho oferecidas aos médicos e também as condições que são oferecidas pela cidade, têm um papel fundamental na captação de novos médicos. E, neste sentido, explicou que nos anos de 2015 e de 2016, o HAL investiu 2,6 milhões de euros em novos equipamentos médicos e que, para 2017, estão orçamentados mais 600 mil euros. Adiantou ainda que entre o final de 2015 e este ano, entraram 11 novos médicos para a unidade hospitalar de Castelo Branco, para especialidades como Ginecologia, Pneumologia, Neu- rologia, Medicina Interna, Endocrinologia, Oftalmologia, entre outras.
Apesar da captação dos novos médicos, Vieira Pires é realista e diz que ainda faltam médicos, sobretudo mais em Medicina Interna e em Pediatria.
Para o próximo ano, o orçamento da ULSCB é de 68 milhões de euros, valores que incluem o orçamento base, mais dois milhões do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e cerca de quatro milhões de incentivos pelo cumprimento do contrato-programa negociado com a tutela.
Atualmente, o HAL, além do seu trabalho habitual, dá apoio cirúrgico e ainda nas especialidades de Neurologia, Nefrologia e Reumatologia ao Hospital de Portalegre. O presidente da ULSCB disse ainda que a obra de requalificação do Centro de Saúde da Sertã, cujo investimento ronda os 629 mil euros, está definitivamente autorizada pela CCDRC e pela tutela, sendo que a abertura do concurso decorre na próxima semana.