19 de outubro de 2016

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2017
Junta aprova dois projetos

O Plano e Orçamento da Junta de Freguesia de Castelo Branco para o próximo ano vai contar com a inclusão de dois projetos resultantes do Orçamen- to Participativo da Freguesia de Castelo Branco.
Trata-se dos projetos Cuidar com mais Qualidade na Freguesia e Lentisc@is em Rede, que registaram apenas um voto de diferença, com o primeiro a somar 1.013 e o segundo 1.012.
Recorde-se que no ano passado a Junta de Castelo Branco dinamizou, pela primeira vez, o Orçamento Participativo, que tem como objetivo “promover a cidadania ativa, através da participação dos cidadãos na escolha e definição de políticas públicas”. A finalidade é “reunir opiniões e contributos importantes junto da comunidade da Freguesia, de forma a inscrever as suas ideias/projetos/atividades no orçamento da Freguesia e no seu plano de atividades”.
Os resultados do Orçamento Participativo 2017 foram conhecidos na passada quarta-feira, dia 12, sendo que foram apresentados 14 projetos. Desses foram postos a votação seis, saindo desse lote os vencedores.
Na apresentação dos resultados, o presidente da Junta, Jorge Neves, realçou o incremento de votos de um ano para o outro, uma vez que dos 1.278 registados em 2015 se contabilizaram 2.624 este ano.
Um facto que levou Jorge Neves a congratular-se “perante um elevado nível da votação global do processo, que significou uma participação muito significativa dos eleitores da nossa freguesia e ainda um grande envolvimento das entidades e das personalidades proponentes”.
Jorge Neves explicou que com um dos projetos a alcançar os 1.103 votos e o seguinte 1.012, “devido à proximidade de votação e numa tentativa de dissipar definitivamente qualquer eventual dúvida e ainda garantir a transparência e a credibilidade do processo, procurámos clarificar o rigor da votação e respetivo apuramento”.
Assim, a Junta reuniu com a empresa informática responsável pelo sistema e assegura que “às 12 horas (de dia 10 deste mês) o sistema de votação foi bloqueado. Nesse momento o processo de votação foi encerrado. Não houve votação após essa hora limite”, adiantando ainda que “o sistema informático reagiu com ligeiro atraso face ao elevado número de votos próximo das 12 horas”.
Tudo para adiantar “há uma atitude com base num sentimento de justiça que nos leva a tomar a decisão de ponderar, neste orçamento participativo, em situação de igualdade os dois projetos separa- dos por um voto”, apontando, por outro lado “a pertinência perfeitamente justificada da situação da aldeia de Lentiscais, com uma situação geográfica periférica que provoca algum isolamento com todos os inconvenientes daí inerentes; onde a população é maioritariamente idosa, em que as pessoas vivem, regra geral, sozinhas; e, ainda, pelo facto já comprovado, em rastreios de saúde promovidos pela nossa autarquia, dos indicadores analíticos de saúde globais da população não serem os melhores”.
Motivos que levaram a que dos dois projetos sejam incluídos no plano e orçamento do próximo ano.

Os projetos
O projeto Cuidar com mais qualidade na Freguesia consiste em melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos idosos Albicastrenses através da aquisição de alguns equipamentos essenciais, que estarão disponíveis e serão instalados na casa do idoso após uma avaliação ao domicílio.
A avaliação será baseada em critérios como o grau de dependência, capacidade económica e condições de habitabilidade.
A natureza/ideia do projeto surgiu após se constatar que existem muitos utentes do Centro Social Ribeiro das Perdizes que não possuem condições de habitabilidade adaptadas às suas reais necessi- dades e limitações, nem equipamentos que lhes possam auxiliar quanto à prestação de cuidados pessoais, mais adequados e cómodos. Exemplo disto é o facto de muitos idosos possuírem banheiras em vez de polibans.
O Centro Social Ribeiro das Perdizes afirma estar ciente que os idosos Albicastrenses merecem mais e melhor, e o investimento em determinados equipamentos é um passo essencial para garantir a sua comodidade, qualidade de vida e bem-estar.
Assim, o Centro Social Ribeiro das Perdizes pretende disponibilizar estes equipamentos, não só para melhorar a qualidade dos seus utentes (também, idosos Albicastrenses) como também melhorar a qualidade de vida dos idosos que se encontram na comunidade.
Quanto ao projeto Lentisc@is em rede procura contribuir para a qualidade de vida e bem-estar da população de Lentiscais, fomentando o relacionamento interpessoal dos moradores desta localidade.
A proposta será desenvolvida no Centro de Dia de Lentiscais e inicialmente, para facilitar a aquisição de com- petências, serão realizadas semanalmente sessões de introdução e apoio às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
O projeto também passa por desenvolver sessões mensais de cinema na comunidade, que durante o verão serão ao ar livre e durante o inverno no interior das instalações do Centro de Dia.
Por outro lado, verifica-se a existência de pessoas em Lentiscais que vivem em situação de isolamento social e para minimizar as consequências desta situação o projeto propõe a distribuição de equipamentos telefónicos adaptados às limitações das pessoas idosas.

19/10/2016
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
10/09 a 30/09
Cores em movimentoBiblioteca Municipal de Proença-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video